Líderes de várias nações prestaram condolências ao ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush, que morreu nesta sexta-feira (30), aos 94 anos. Nomes como Michel Temer, Emmanuel Macron e até Mikhail Gorbachev, comandante da extinta União Soviética, homenagearam Bush pai.
Pelo Twitter, o presidente do Brasil destacou que o ex-presidente americano foi um “líder respeitado em seu país e no mundo”. “Recebi com pesar a notícia do falecimento do ex-Presidente dos EUA George H. W. Bush, líder respeitado em seu país e no mundo”, escreveu Temer.
Recebi com pesar a notícia do falecimento do ex-Presidente dos EUA George H. W. Bush, líder respeitado em seu país e no mundo. Nossos sentimentos à família e ao povo dos EUA.
— Michel Temer (@MichelTemer) December 1, 2018
O presidente francês, Emmanuel Macron, também usou a rede social para homenagear Bush. Falando em nome do seu país, ele lembrou da aliança dos Estados Unidos com a Europa durante o governo do americano. “Em nome do povo francês, transmito as minhas condolências à nação americana após a morte do ex-presidente George Bush pai. Era um grande líder e um apoio firme da aliança com a Europa. Nossos pensamentos estão com sua família e seus entes mais próximos”, tuitou.
On behalf of the French people, I convey all my condolences to the American nation for the loss of former President George Bush. He was a world leader, who strongly supported the alliance with Europe. Our sympathy to his family and beloved ones. https://t.co/U3qKLYjUJi
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) December 1, 2018
O governo da Alemanha também se pronunciou sobre a morte de Bush. O ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas, lembrou que ele era o presidente dos Estados Unidos quando o Muro de Berlim caiu e a Guerra Fria acabou, em 1989. “Ele também é um arquiteto da unificação alemã, para a qual deu apoio incondicional desde o princípio. Nunca esqueceremos disso”, afirmou em um comunicado.
O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev destacou o trabalho ao lado de George H.W. Bush para o fim da Guerra Fria. “Muitas lembranças me unem a esta pessoa. Pudemos trabalhar juntos em anos de grandes mudanças. Foram tempos dramáticos, de grande responsabilidade. O resultado foi o fim da Guerra Fria e da corrida armamentista nuclear”, declarou Gorbachev à agência russa “Interfax”.
*Com EFE
https://ift.tt/2Q6d61B https:https://ift.tt/2Q7Wyq6
Nenhum comentário:
Postar um comentário