Um grupo de caminhoneiros fez carreata na tarde deste sábado (30) na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, para pedir a fiscalização da tabela do frete rodoviário e a diminuição do preço do litro do óleo diesel. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve interdição total do trânsito na Linha Verde, onde os caminhoneiros protestaram.
Na última quinta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro anunciou o lançamento do cartão-caminhoneiro. A medida visa a garantir a compra de combustível, pelos motoristas de carga, sem a variação oscilante do preço do óleo diesel — uma das principais reclamações da categoria.
Bolsonaro também citou a decisão recente da Petrobras, que anunciou que não haverá reajuste no preço do diesel em intervalos inferiores a 15 dias.
A política do frete mínimo foi uma das reivindicações dos caminhoneiros que paralisaram as estradas de todo o país em maio do ano passado. Na ocasião, os caminhoneiros cruzaram os braços durante xx dias, o que causou desabastecimento em vários setores.
A lei determinou que os pisos mínimos de frete deverão refletir os custos operacionais totais do transporte, definidos e divulgados nos termos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), com priorização dos custos referentes ao óleo diesel e aos pedágios.
*Com informações da Agência Brasil
https://ift.tt/2JSuxA3 https://ift.tt/2JTCFjT
Nenhum comentário:
Postar um comentário