O Brasil abrirá um escritório diplomático em Jerusalém como extensão da embaixada em Tel Aviv, anunciou neste domingo (31) o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, durante a visita oficial que o presidente Jair Bolsonaro iniciou neste domingo em Israel.
“Obrigado por abrir um escritório diplomático em Jerusalém! Israel e Brasil são verdadeiros amigos, com valores comuns, e fortaleceremos a cooperação entre os nossos países”, escreveu Katz nas redes sociais, horas antes de Bolsonaro participar de uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, na qual deve ser feito o anúncio oficial.
Bem vindo to Israel @ernestofaraujo, Minister of Foreign Affairs of Brazil & President @jairbolsonaro. Obrigado for opening a diplomatic office in Jerusalem! Israel and Brazil are true friends sharing common values and we will strengthen the cooperation between our two countries. pic.twitter.com/yj2Qavz9NV
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) March 31, 2019
O presidente brasileiro tinha prometido durante a campanha eleitoral, seguindo os passos dos Estados Unidos, a polêmica mudança da missão diplomática para a Cidade Santa, cuja parte oriental palestina está ocupada e anexada, em contradição às resoluções da ONU.
Contradição
O anúncio de Katz vem depois do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, descartar a possibilidade do anúncio da abertura de um escritório brasileiro em Jerusalém durante a viagem.
Em conversa com jornalistas em Israel, o general afirmou que o anúncio não estava nos planos.
https://ift.tt/2FN4iaf https://ift.tt/2WxF7xL
Nenhum comentário:
Postar um comentário