domingo, 9 de agosto de 2020

Em videoconferência, Bolsonaro anuncia ajuda humanitária ao Líbano

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou na manhã deste domingo (9) de uma videoconferência internacional com líderes globais de apoio a Beirute. O encontro virtual estava previsto para iniciar às 9 horas, conforme informou ele em post no seu perfil no Twitter. Em sua fala no evento, Bolsonaro apresentou mais uma vez condolências em nome do povo brasileiro para familiares das vítimas e mais de 5 mil feridos e desabrigados que foram afetados direta e indiretamente pela explosão que aconteceu na última terça-feira (4).

Jair Bolsonaro lembrou dos mais de 10 milhões brasileiros com ascendência libanesa que formam uma “comunidade trabalhadora, dinâmica e participativa que contribuí de forma inestimável com o Brasil” e ressaltou que “tudo o que afeta o Líbano, nos afeta como se fosse o nosso próprio lar e a própria pátria”. O presidente destacou que vai enviar, nos próximos dias, um avião da FAB com medicamentos e insumos básicos de saúde reunidos pela comunidade libanesa erradicada no Brasil. Além disso, será enviado via marítima 4 mil toneladas de arroz. O governo federal também está acertando o envio de uma equipe técnica para colaborar na perícia da explosão.

A videoconferência de apoio a Beirute é co-organizada pela ONU e pela França. O objetivo é obter doações para ajudar o Líbano, cuja capital foi devastada por uma explosão na última terça-feira (4). Bolsonaro mencionou ainda outros participantes da videoconferência. Dentre eles, estão o presidente do Líbano, Michel Aoun; o presidente da França, Emmanuel Macron; e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além disso, também está prevista a participação de representante da Organização das Nações Unidas (ONU) e ainda do Egito, Catar e Jordânia.

*Com informações do Estadão Conteúdo

https://ift.tt/33HCfp5 https://ift.tt/2CacbY6

Nenhum comentário:

Postar um comentário