quarta-feira, 1 de maio de 2019

Maduro ameaça prender opositores e diz que ‘jamais irá se render’

O ditador Nicolás Maduro fez o seu primeiro pronunciamento em praça pública desde que começaram os confrontos na Venezuela nesta terça-feira (30) com os opositores, liderados pelo presidente interino Juan Guaidó. Em discurso na Praça de Miraflores durante comemorações do Dia do Trabalho nesta quarta-feira (1), Maduro chamou a oposição de “traidores” e disse que eles fugiram ao se exilar nas embaixadas. Segundo ele, o governo da Venezuela quer “a captura dos golpistas”.

Maduro pediu ainda o apoio da população e das Forças Armadas para continuar os protestos. “Jamais vou me render. Peço a todas as Forças Armadas a máxima lealdade. Façam o que quiserem, nós neutralizaremos aqueles que fizerem isso [se opor ao governo] e eles serão presos. Se quiserem fazer política que façam respeitando a Constituição e em paz. Aquele que tirar a luz já sabe o seu destino: justiça”, declarou.

Ele condenou a violência durante as manifestações e o que chamou de “golpe de estado”. “Traição, golpes de estado, tiros nas ruas, feridos, mortos… Esse é o futuro da Venezuela?”, questionou.

Maduro convocou para este sábado (4) e domingo (5) um diálogo nacional para corrigir os erros. Ele pediu a participação do Congresso Bolivariano, organizações do governo, unidades de batalha e o povo para construir “uma grande jornada de reflexão e ação para buscar a mudança”.

Sobre as manifestações

Centenas de venezuelanos tomaram as ruas de Caracas na terça (30) para mostrar apoio a Guaidó e aos militares que se rebelaram contra o governo de Maduro. Guaidó anunciou que “a família militar deu o passo, uma vez por todas” para se unir à oposição. Os confrontos entre civis e militares seguiram nesta quarta-feira (1) marcados pela violência de tiros de arma de chumbo e bombas de gás lacrimogênio. Um dos momentos mais emblemáticos dos conflitos até agora foi a passagem de um tanque do Exército nesta terça-feira por cima de manifestantes.

http://bit.ly/2VBOcci http://bit.ly/2V6lOiS

Nenhum comentário:

Postar um comentário