Um terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu o litoral de El Salvador na madrugada desta quinta-feira (30). O Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais do país emitiu um alerta de tsunami.
O tremor aconteceu no Oceano Pacífico, a 27 quilômetros ao sul da cidade de La Libertad. Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos materiais.
Segundo o ministério, pelo menos sete réplicas com magnitudes de entre 4,1 e 5 graus foram registrados depois desse terremoto. A pasta disse ainda que são esperadas “variações do nível de mar de até 30 centímetros” em todo litoral salvadorenho.
O diretor-geral da Defesa Civil, Jorge Meléndez, afirmou em entrevista à Rádio Nacional que não foram registrados “danos generalizados” e pediu calma à população.
A Defesa Civil afirmou nas redes sociais que zonas do departamento de San Salvador e Usulután (leste) estão sem energia elétrica e que a principal estrada que conecta o centro com o oeste do país foi fechada por riscos de desmoronamento.
O Ministério da Educação, por sua vez, anunciou que as ulas próximas ao litoral estão suspensas.
Em El Salvador, a maioria dos tremores têm origem em águas do Oceano Pacífico e a maior profundidade, por isso em algumas ocasiões são imperceptíveis para a população. No entanto, os que se originam próximos à superfície são mais sentidos e danosos, por isso que geram preocupação entre os moradores.
*Com informações da Agência EFE
http://bit.ly/2HLRjqj http://bit.ly/2Mfqwqw
Nenhum comentário:
Postar um comentário