sábado, 29 de fevereiro de 2020

Dados atualizados apontam 207 casos suspeitos de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde atualizou a base de dados com informações sobre o número de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus no Brasil. Depois da confirmação do segundo caso com a doença em São Paulo, a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde foi atualizada e, agora, o País tem 207 casos suspeitos, dois confirmados e 79 descartados. São Paulo é o estado com maior número de suspeitos, 91, além dos 2 casos confirmados.

Mais cedo, o ministério havia informado que só atualizaria a base de dados no domingo. No entanto, a plataforma já tem novos números contabilizados.

Até sexta, eram 182 casos suspeitos e apenas um confirmado.

Segundo caso confirmado em São Paulo

O Ministério da Saúde confirmou neste sábado (29) que um segundo homem de São Paulo, que retornou da Itália na última quinta-feira, testou positivo para o novo coronavírus. Ele tem 32 anos e decolou de Milão, na região da Lombardia.

O homem começou a apresentar os sintomas do COVID-19 ainda no voo. Por isso, usou máscara já dentro do avião, durante a vinda ao Brasil. Ele foi atendido no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e recebeu a orientação de isolamento domiciliar, uma vez que o quadro clínico é leve e estável.

*Com informações do Estadão Conteúdo

https://ift.tt/38dxLF0 https://ift.tt/2wUhDLK

Morre Rui Chapéu, lenda da sinuca no Brasil, aos 79 anos

Rui Chapéu, lenda da sinuca no Brasil, morreu neste sábado (29). A informação foi confirmada em suas redes sociais, mas a causa da morte não foi revelada.

“Esse é um post daqueles que nunca gostaríamos de fazer. O Rui faleceu hoje. Todos estamos muito tristes e abalados. Estamos fazendo esse post em respeito a todos os amigos e fãs do Rui. Assim que possível daremos mais notícias. #ruichapeu”, diz o texto.

José Rui de Mattos Amorim, o Rui Chapéu, ficou famoso ao participar do programa “Show do Esporte”, da TV Band, ao lado do narrador Luciano do Valle. Ele participou de diversas competições internacionais e popularizou o esporte.

Natural de Itabuna, na Bahia, ele largou a profissão de caminhoneiro e venceu os 12 melhores competidores do Brasil no “Show do Esporte”, feito que garantiu contrato de 8 anos com a emissora.



https://ift.tt/2I9owLH https://ift.tt/2ToSHDW

Estados Unidos e Talibãs assinam acordo de paz histórico

Os Estados Unidos e os talibãs assinaram neste sábado um histórico acordo de paz em Doha, no Catar. Estavam presentes o representante especial dos Estados Unidos para a paz, Zalmay Khalilzad, mulá Abdul Ghani Baradar, líder talibã, além de observadores internacionais e representantes de diversos países, como os ministro das Relações Exteriores de Turquia e Paquistão.

Khalilzad e Abdul Ghani Baradar apertaram as mãos no salão de um luxuoso hotel catari, diante de grande presença talibã. Antes da assinatura, o chefe da diplomacia do Catar, Mohamed bin Abdulrahman al Thani, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, e Ghani Baradar fizeram um breve discurso.

Pompeo chegou neste sábado a Doha, e afirmou que o acordo “não é perfeito, mas os talibãs mostraram que podem ser pacíficos quando querem”.

A noite de sexta marcou o fim de uma semana de redução da violência por parte dos talibãs no Afeganistão, uma das condições impostas pelos norte-americanos para a assinatura do acordo e uma prova de boa vontade por parte dos insurgentes.

“Haverá tentações para declarar vitória, mas a vitória para os EUA será quando seus cidadãos não tiverem mais que temer qualquer ameaça de ataque do Afeganistão”, analisou Pompeo.

O signatário talibã destacou o evento como “histórico” e elogiou as negociações entre seu grupo e os Estados Unidos, garantindo que “o acordo também é bom para a comunidade internacional”.

O processo começou em fevereiro de 2018, quando os talibãs exigiram por meio que os Estados Unidos participassem de um diálogo direto, após anos de recusa. Em dezembro daquele ano, Khalizard e os líderes insurgentes começaram a rodada de conversa.

Em setembro de 2019, Donald Trump cancelou as reuniões em resposta a um ataque em Cabul que matou um americano, mas o diálogo foi restabelecido no fim de novembro, após uma visita do presidente ao Afeganistão.  Por fim, em fevereiro deste ano, o grupo talibã implementou uma redução de violência durante sete dias – uma espécie de compromisso com o processo de paz exigido pelos governos de Estados Unidos e Afeganistão, que foi excluído das negociações.

https://ift.tt/3ajnWXU https://ift.tt/2PCcRZT

Embarcação naufraga no Amapá; número de feridos ainda é desconhecido

A embarcação Anna Karoline III, de médio porte, naufragou na madrugada deste sábado, 29, na região do Vale do Jari, sul do Amapá. Segundo o Corpo de Bombeiros local, até esta manhã, duas pessoas morreram e 16 pessoas permaneciam desaparecidas.

Além dos militares, a Capitania dos Portos e equipes do Grupo Tático Aerotransportados (GTA) estão se dirigindo ao local para o trabalho de busca e resgate. A Marinha vai instaurar um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

O Anna Karoline saiu do Porto de Santana (AP), a 17km de Macapá, com destino a Santarém (PA), por volta das 18h. A capacidade da embarcação era de 242 passageiros, e segundo a corporação, cerca de 60 pessoas estavam sendo transportadas. Ainda não se sabe o motivo do naufrágio, tampouco o número de pessoas feridas e resgatadas.

Entre as vítimas, está uma família de 20 pessoas que comemorava o aniversário de 40 anos de uma mulher. As informações são do G1 e do portal regional SalesNafes.com.

https://ift.tt/38gbgQ9 https://ift.tt/2VypVmI

Laudos com circunstâncias da morte de Adriano da Nóbrega devem sair na próxima semana

Os laudos periciais feitos a pedido da defesa e do Ministério Público da Bahia para detalhar as circunstâncias da morte do ex-policial militar Adriano Magalhães, o ‘Capitão Adriano’, devem ser divulgados na próxima semana.

Uma nova necrópsia foi realizada no último dia 20 por peritos da Bahia no Rio de Janeiro, onde o corpo de Adriano estava sendo mantido até a sexta-feira, véspera de carnaval. Ele foi sepultado em uma cerimônia discreta em um cemitério do Rio.

O prazo de 15 dias para o laudo complementar ser oficialmente enviado à justiça da Bahia vence na próxima semana. O exame ocorreu a pedido dos promotores de Justiça de Esplanada (BA), zona rural do Estado, onde Adriano foi morto por fuzilamento no dia 9 de fevereiro, após supostamente revidar com tiros a uma operação policial que visava prendê-lo.

Além disso, os peritos contratados pela família de Adriano receberam 10 dias para apresentar um laudo particular. A defesa não quer usar todo o prazo, mas pretende apresentar suas conclusões apenas após analisar o laudo requisitado pelo MP.

Paulo Emílio catta Preta, advogado de Adriano na Operação Os Intocáveis, que tinha as milicias como foco, espera que Secretaria de Segurança Pública da Bahia anexe no processo de apuração liderado pela Polícia Civil as gravações de diálogos feitos por radiotransmissores dos policiais envolvidos na operação, além da coleta das digitais e munições não deflagradas encontradas na pistola atribuída a Adriano.

Familiares de Adriano e sua ex-companheira, Julia Lotufo, não se pronunciaram sobre o caso. Segundo o advogado, dias antes da morte na Bahia, Adriano e Julia disseram que ele temia ser assassinado, e não preso. “Com as repercussões sobre os arquivos que ele poderia revelar, a família fica um pouco receosa, mas não estão sob proteção”, afirma Catta Preta.

https://ift.tt/2I3oK75 https://ift.tt/389i8yB

Impacto de surto na economia já começa a ser sentido, diz Waldery

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, disse em entrevista à Jovem Pan que o coronavírus vai ter um impacto negativo sobre o PIB e a atividade econômica brasileira em 2020, superando até a influencia da alta do dólar.

De acordo com Waldery, enquanto o dólar tem efeitos negativos e positivos para o setor externo e a economia de forma geral, o coronavírus tem impacto direto, afinal de contas, a China, o motor global da economia, está com fábricas e lojas fechadas e serviços paralisados. Isso diminui a demanda por produtos vindos do país, e o Brasil é um grande parceiro comercial dos asiáticos.

Além disso, internamente, empresas que compram equipamentos e insumos chineses já começam a ser afetadas por esse surto, que em breve pode virar uma pandemia.

Waldery informou que o governo está monitorando o movimento cambial e o avanço da doença, por enquanto, mantém a previsão de crescimento de 2,4%. No próximo dia 20 deve haver uma revisão nas projeções macroeconômicas do país, e a tendência é que a taxa seja trazida para baixo.

Segundo fontes do alto escalão do governo, a equipe econômica trabalha com uma perspectiva de crescimento de 2%. A maior preocupação em relação ao coronavírus, além do efeito na importação dos insumos e matérias primas, é o impacto no fluxo de investimentos no Brasil, uma vez que o chineses estão sempre com os olhos voltados para o mercado brasileiro.

Apesar de toda a turbulência e de uma elevação na temperatura entre os poderes Executivo e Legislativo, depois do vídeo compartilhado pelo presidente Bolsonaro, Waldery mantem a perspectiva que as medidas e PECs do pacto federativo, que fazem parte da reforma administrativa, podem ser aprovadas ainda no primeiro semestre de 2020.

“O câmbio pode influenciar o componente, que é mais de 60% do PIB, o consumo privado, mas influencia também a chamada demanda externa, o lado externo da economia, composto pela exportação e importação. As direções nesse sentido são o inverso. O efeito líquido não é diretamente medido, o efeito de uma epidemia é mais direto. É liquidamente negativo”.

O secretário falou também sobre o grau de investimento que o Brasil perdeu durante o governo do PT. Ele acredita que com a melhora dos indicadores econômicos e fiscais, essas notas serão revisadas para cima, já em 2020. Para que o Brasil tenha de novo o selo de qualidade, ele considera fundamental a aprovação da reforma tributária.

* Com informações do repórter Rodrigo Viga.

https://ift.tt/3ajw4aP https://ift.tt/2IczBvf

Bolsonaro viaja ao Uruguai neste domingo para a posse de novo presidente do Uruguai

Bolsonaro vai ao Uruguai neste domingo para prestigiar a posse do novo presidente do país, Luis Lacalle Pou. A expectativa é que o presidente do Brasil desembarque em Montevidéu pela manhã, e esteja de volta a Brasília a noite. Por conta da agenda apertada, não estão previstas reuniões bilaterais com os uruguaios.

Há sim, a ideia de intensificar as reações a longo prazo, como afirma o secretário de Relações Bilaterais e regionais nas Américas do Itamaraty, o embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, há uma expectativa que o novo governo apresente uma postura mais parecida com o Brasil em relação à política interna de alguns países da América do sul.

“Nós temos indicações, por declarações dadas e o que nós ouvimos, que haverá uma mudança de posição em relação á Venezuela e a Bolívia. Nosso entendimento é que essas mudanças irão em um caminho que nos deixa mais próximos.”

De fato há uma grande expectativa em relação aos frutos que o alinhamento entre os dois presidentes podem trazer para os países. Na avaliação do Ministério das Relações Exteriores, haverá um espaço maior para consultas e coordenação sobre temas de política regional, mas também possibilidade de ampliação de cooperação em áreas como infraestrutura, energia e saúde.

De acordo com o chefe da Divisão da América do Sul do Itamaraty, o conselheiro Eduardo Pereira e Ferreira, os dois países também podem trabalhar juntos na área de segurança. “O programa do Governo veio carregado de propostas nessa área, o Uruguai certamente terá o interesse de cooperar com o Brasil na área da segurança, especialmente na fronteira mas não só. Será um dos temas fortes da nossa cooperação.”

É bom lembrar que Lacalle Pou foi eleito presidente com uma diferença de apenas 1,2 pontos percentuais á frente do seu adversário. Com a vitória, o conservador Partido Nacional voltou ao comando do país, que há 15 anos vinha sendo administrado por uma coalizão eleitoral de esquerda.

Jair Bolsonaro gostou tanto do resultado que foi o primeiro a ligar para parabenizar Lacalle Pou, e confirmar presença na posse, ainda em novembro de 2019.

* Com informações do repórter Antônio Maldonado.

https://ift.tt/3ajwdLp https://ift.tt/2TaFOhK

RJ: Polícia já tem pistas de ladrões que roubaram estátua de mãe do Marechal Deodoro

A polícia do Rio de Janeiro já tem pistas dos bandidos que atuaram no roubo ousado de uma estátua de quase meia tonelada no bairro da Glória, em fevereiro. Por meio de câmeras de segurança, a polícia identificou o deslocamento dos bandidos tanto em direção à estátua de bronze, quanto na saída.

As câmeras, porém, não tem imagens precisas do momento exato do roubo da estátua da mãe do primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca. A polícia busca novos elementos e até mesmo câmeras de edifícios da região, que possui poucos prédios comerciais, para chegar aos responsáveis pelo roubo.

A placa do carro utilizada para o furto da estátua já foi identificada. A polícia acredita que se trata de um veículo roubado ou clonado. Há também suspeitas de que a estátua de bronzepossa já ter sido derretida, e jamais será possível recuperá-la, assim como as vigas da Perimetral, via que cortava a cidade do Rio. As toneladas de vigas que sobraram quando ela foi derrubada desapareceram, e ninguém ouviu mais falar do material, muito bem cotado nos mercados paralelos.

* Com informações do repórter Rodrigo Viga.

https://ift.tt/2PAL10h https://ift.tt/2UX3XJR

STF vai julgar constitucionalidade de recusa a teste do bafômetro com repercussão geral

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá decidir se é constitucional a regra que classifica como infração de trânsito a recusa do condutor de veículo a se submeter ao teste do bafômetro com o objetivo de certificar a influência de álcool. O recurso foi interposto pelo Detran do Rio Grande do Sul contra um ato da 2ª turma Recursal da Fazenda Pública, que anulou auto de infração de trânsito lavrado contra um condutor que se recusou a assoprar o aparelho.

De acordo com a decisão, como não havia sido constatado formalmente que ele conduzia veículo sob sinais externos de uso de álcool ou de substância psicoativa, não há infração de trânsito.

O Detran argumenta que a constitucionalidade não pode ser afastada com fundamento no direito individual de liberdade quando confrontado com o direito fundamental da coletividade à vida e à segurança do trânsito. E Sustenta, ainda, que a imposição da penalidade administrativa de suspensão do direito de dirigir a uma pessoa que se recusar a realizar o teste do bafômetro, impedindo a fiscalização de trânsito de constatar se ingeriu álcool, é razoável e proporcional.

Em manifestação, o ministro Luiz Fux, relator do recurso, observou que a controvérsia constitucional ultrapassa os interesses das partes, por sua relevância do ponto de vista econômico, político, social e jurídico.

Segundo ele, embora seja conhecida a preocupação do legislador em dar tratamento mais austero aos condutores que, sob a influência de álcool ou de outra substância psicoativa, exponham a perigo os direitos à vida, à saúde e à segurança no trânsito, a discussão sobre a constitucionalidade do artigo tem potencial impacto em outros casos, tendo em vista a atuação dos órgãos de fiscalização integrados ao Sistema Nacional de Trânsito.

Por unanimidade, o tema teve repercussão geral reconhecida.

* Com informações do repórter Daniel Lian.

https://ift.tt/2uGbHoV https://ift.tt/2uEFy0X

Governador do Ceará encaminha projeto que proíbe anistia em caso de motim policial

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), encaminhou nesta sexta-feira um projeto para a votação da Assembleia Legislativa do Ceará que proíbe a anistia de policiais que organizem motins militares. A proposta deve ser votada neste fim de semana em sessões extraordinárias agendadas pela casa.

Segundo José Sarto (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, as sessões devem ocorrer obedecendo a todos os ritos previstos na legislação. “A convocação extraordinária é para começar deliberar, entre outras coisas, a proposta que veda a concessão de anistia a policiais militares envolvidos em motins. O processo que deve acontecer é o legal. Teremos a primeira sessão extraordinária, e sessões domingo, segunda e terça, que vão cumprir toda o devido processo legal. Esse é um movimento inconstitucional por natureza, dito pelo próprio ministro da Defesa quando aqui esteve.”

Por enquanto, não há perspectiva que a paralisação dos agentes termine. Neste fim de semana, os policiais diminuíram a lista de exigências de 18 para três – anistia, reajuste entre patentes e regulamentação da carga horária.

A postura do Governo e da comissão que negocia o retorno da categoria ao trabalho já indica que a anistia não deve ser concedida. Não houve acordo mesmo após as quatro reuniões entre o grupo e representantes dos policiais, realizados na sexta-feira.

Durante o carnaval, 46 policiais foram presos por deserção, ou seja, recusa de trabalhar diante de uma convocação. O presidente Jair Bolsonaro decidiu prorrogar o decreto de Garantia de Lei e da Ordem (GLO) por mais uma semana.

Divulgação de homicídios

Não há prazo para que a Secretaria de Segurança do Ceará volte a falar sobre o número de homicídios – depois do feriado, o órgão alegou excesso de trabalho e informou que não divulgaria os números. A reportagem apurou que, ao longo do mês, 400 pessoas morreram no Ceará, uma média de 240 desde o início do motim, no dia 18, número muito superior ao registrado no mesmo período de fevereiro de 2019, quando a força policial trabalhava normalmente.

Este é o terceiro motim policial na história do Estado, e o mais longo comparado aos realizados anteriormente.

* Com informações do repórter Igor Silveira, da Jovem Pan News Fortaleza

https://ift.tt/2I7c4fy https://ift.tt/2TdME6l

Justiça aceita denúncia da Lava Jato de esquema envolvendo executivos do Grupo Petrópolis

A Justiça Federal aceitou a denúncia da Lava Jato que inclui executivos do Grupo Petrópolis, do Rio de Janeiro, sobre um esquema que movimentou mais de R$ 1 bi. A acusação é de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A 13ª Vara Federal de Curitiba acolheu denúncia oferecida pela força-tarefa do Ministério Público Federal, que denunciou Walter Faria, fundador e presidente da fabricante de bebidas, por 642 atos de lavagem de dinheiro, praticados em conjunto com outras 22 pessoas vinculadas ao grupo Petrópolis, ao Antígua Overseas Bank e ao departamento de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht.

Em valores correntes, o esquema movimentou o equivalente a R$ 1,104 bi, lavados em favor da Odebrecht entre 2006 e 2014. A denúncia oferecida em dezembro do ano passado foi deflagrada em julho de 2019, que apurou o envolvimento de executivos do Grupo Petrópolis na lavagem de dinheiro desviado de contratos públicos, especialmente da Petrobras, pela Odebrecht.

* Com informações do repórter Marcelo Mattos.

https://ift.tt/2T7VXEH https://ift.tt/2YLDSNJ

INSS ficará mais caro ou barato de acordo com salário do trabalhador, diz especialista

A partir deste domingo, 1º de março, as alíquotas de contribuição do INSS terão valores diferentes de acordo com a faixa de salário do trabalhador.

Até o momento, o sistema trabalhava com três alíquotas para três faixas salariais. Até R$ 1.830,29, 8%; de R$ 1.830,30 até R$ 3.050,52, 9%; de R$ 3.050,53 até R$ 6.101,06, 11%.

Agora, a forma de cálculo passa a ser progressiva, nos moldes do Imposto de Renda. A faixa começa em 7,5%, para quem ganha até um salário mínimo; 9%, de um salário mínimo a R$ 2.089,60; 12% de R$ 2.089,61 a R$ 3.134,40; e por fim, R$ 3.134,41 até R$ 6.101,06. O trabalhador que recebe exatamente R$ 6.101,06, considerado o teto do INSS, pagará uma alíquota de 11.69%, resultado da soma das diferentes alíquotas sobre cada faixa do salário.

A advogada especializada em direito previdenciário Cristiane Grano Haik simplificou a fórmula em entrevista exclusiva concedida ao Jornal da manhã. “O que isso, na prática, implica? O empregado que ganha perto de um salário mínimo, vai pagar um pouco menos do que pagava antes. O empregado que ganha mais próximo ao teto, vai pagar um pouco mais”.

As regras mudaram por conta da Reforma da Previdência, aprovada em 2019, mas entram em vigor apenas neste mês.

Segundo Cristiane, o sistema de seguridade do país foi criado para suprir necessidades baixas, e por isso, o trabalhador não poderá escolher em qual faixa ele quer contribuir para aumentar o benefício. Ela indica, para esses casos, a busca por uma previdência privada, ou outros tipos de investimentos que possam complementar o valor. “Não, ele não pode escolher, é sobre o que é tributável no rendimento dele. Querendo uma aposentadoria melhor, o sistema diz que ele precisa recorrer a aposentadoria privada, a pública não”.

Para quem ganha além do teto, a orientação é a mesma. “Quando estamos falando de um empregado registrado não há opção, ele vai ter que contribuir com a previdência pública de qualquer maneira. Ele escolhe, se o salário vai muito além desse teto, ele pode escolher fazer uma poupança particular, investir, ou fazer a previdência privada.”

Cristiane alerta para o que o trabalhador deve ficar de olho na hora de contratar uma previdência privada ou investimento. “Procurar uma instituição sólida, séria, comparar as taxas. Cada vez mais, a gente vê as instituições baixando ou isentando taxas.Também é preciso se policiar. Diferente da pública, a previdência privada às vezes permite que você pegue o dinheiro antes. Tem gente que não consegue lidar e acaba retirando o dinheiro antes da aposentadoria”, comenta.

O novo cálculo da contribuição vale para trabalhadores da iniciativa privada, empregados domésticos e avulsos (que prestam serviços para empresas mas não têm carteira assinada). Para autônomos, inclusive prestadores de serviços e segurados facultativos do INSS, continuam valendo as faixas atuais.

https://ift.tt/32EHBio https://ift.tt/39bgQ7z

São Paulo confirma primeira morte por sarampo em 2020

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na noite desta sexta-feira, 28, que uma criança foi a primeira vítima de sarampo em São Paulo em 2020. Segundo a pasta, o Centro de Vigilância Epidemiológica está monitorando a circulação do vírus no Estado. Até o momento, são 246 casos apenas neste ano.

Em 2019, o sarampo voltou a ser uma preocupação pelo grande número de casos registrados. Foram 17.552 doentes e 14 mortos. A campanha de vacinação contra a doença começou em 10 de fevereiro, com foco em crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, que não receberam as doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Até o dia 13 de março, essa faixa etária pode procurar qualquer posto do Estado, levando carteirinha de vacinação para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose.

Segundo a Secretaria, desde o início dessa etapa da campanha, quase 860 mil crianças e adolescentes compareceram aos postos no Estado.

https://ift.tt/38c8ewa https://ift.tt/2qa0yuv

Cientistas sequenciam genoma do coronavírus que contaminou brasileiro

Pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz, em parceria com a USP e a Universidade de Oxford, da Inglaterra, fizeram o primeiro sequenciamento genético do novo coronavírus que chegou à América Latina.

O procedimento pioneiro, geralmente feito em 15 dias, foi realizado apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso no Brasil. De acordo com as primeiras análises, o genoma do coronavírus diagnosticado em solo brasileiro se diferente em três aspectos do encontrado em Wuhan, epicentro do surto.

Isso significa que a amostra retirada do paciente de São Paulo é geneticamente parecida com a de um genoma sequenciado na Alemanha, confirmando que o vírus veio da Europa. Segundo os especialistas, os dados são essenciais para o desenvolvimento de vacinas e de testes diagnósticos. Com as informações do sequenciamento, também será possível compreender como o vírus se desloca e como as mutações podem alterar a evolução da doença.

De acordo com o coordenador do centro de contingência do coronavírus em São Paulo, David Uip, outros estudos para a produção de medicamentos já estão em andamento. “Neste momento, existem 80 estudos em andamento, do ponto de vista de medicamento para o tratamento do coronavírus. Alguns desses estudos envolvem drogas utilizadas no tratamento de pessoas com HIV. Outros são anti-inflamatórios.”

Para o presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, o Brasil está lidando com o surto do coronavírus de maneira exemplar. “Nós estamos enfrentando muito bem essa epidemia mundial, a vigilância do Ministério está atenta. Há de se fazer elogios, não só à cúpula do ministério, mas a toda rede dos Estados, que está vigilante. Eu acredito que a condução, até hoje, dessa epidemia mundia e dessa vigilância que está havendo no Brasil, para mim, está impecável.”

O genoma completo do vírus sequenciado foi disponibilizado à comunidade científica internacional nesta sexta.

* Com informações de Letícia Santini.

https://ift.tt/2TwSC14 https://ift.tt/2SxC3mk

Vírus se espalha pela Europa e governos reforçam campanhas de prevenção

A Europa está se transformando rapidamente no principal foco de coronavírus depois que os casos na China pararam de crescer. O país asiático ainda tem o maior número disparado de pessoas infectadas, mas o avanço pelo continente europeu é inquestionável.

A Itália continua sendo o principal foco da região, são mais de 800 casos, e a cada hora novos pacientes são confirmados em países diferentes ou em lugares onde a doença já estava presente ou não estava avançando com tanta rapidez.

A França é um dos países que têm confirmado novos casos, nas últimas horas, ampliando a presença do Covid-19 em território europeu. As autorides alegam que o principal problema, neste momento, em relação à Europa, é que novas rotas do vírus estão sendo encontradas a cada dia.

Inicialmente, os pacientes europeus vinham de países como China e Japão, e tiveram passagem pelos focos asiátivos. Agora, na França, por exemplo, dois casos eram de pacientes que viajaram pelo Egito. Também houve a confirmação do caso de uma pessoa que esteve no Irã.

Por isso, as autoridades estão cada vez mais preocupadas. Depois que a OMS confirmou que o risco de uma pandemia, ou seja, uma epidemia global, é altamente provável, os governos europeus têm reforçado ainda mais o seu sistemas públicos de saúde, e sobreturo as campanhas de prevenção nas televisões e internet, para que a população também faça sua parte.

O auto-confinamento ainda é a principal orientação para aquelas pessoas que tem sisntomas relacionados ao coronavírus. Diversos eventos públicos estão sendo cancelados na região europeia, alguns deles muito tradicionais, como por exemplo, o Salão do Automóvel de Genebra, assim como outros diversos outros grandes eventos têm sido adiados ou cancelados para evitar a aglomeração de pessoas.

O problema está se alastrando rapidamente, e a população tem seguida atenta ao noticiário. A mídia européia praticamente não fala sobre esse assunto, por conta do avanço muito rápido do vírus pelo continente.

* Com informações do repórter Ulisses Neto

https://ift.tt/2I8raBc https://ift.tt/394vQUs

EUA agem para conter danos do coronavírus à economia após novo caso de contaminação interna

As autoridades de saúde norte-americanas confirmaram mais um caso de coronavírus em uma paciente que não viajou para fora do país, nem teve contato próximo com alguém que tenha viajado. A mulher foi diagnosticada na Califórnia, mesmo estado onde foi registrado o primeiro caso como esse, de origem desconhecida, e reforça ainda mais a ideia de que o vírus estaria se espalhando dentro dos Estados UNidos.

Até o momento, são 62 casos confirmados do coronavírus no país, destes, 44 são de pacientes que estavam no cruzeiro Diamond Princess, que permaneceu em quarentena no Japão. Na sexta-feira, as bolsas norte-americanas despencaram, e fecharam em queda pelo sexto dia seguido, por causa da preocupação com a doença.

O presidente Donald Trump disse que as quedas acontecem por conta da sensação de incerteza dos investidores. Ele também falou que espera uma intervenção rápida do FED, o Federal Reserve, uma espécie de Banco Central dos Estados Unidos, para melhorar a situação. Ele criticou a atuação do banco, dizendo que o órgão faz um desserviço ao país.

Na verdade, Trump tem um histórico de críticas ao Federal Reserve, sempre insistindo para que o banco diminua as taxas de juros nos Estados Unidos. O presidente do FED, Jerome Powell, disse que o órgão está monitorando de perto os desdobramentos da epidemia, e vai agir conforme for apropriado para ajudar a economia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o risco global da economia do coronavírus para ‘muito alto’. O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que essa não é a hora de entrar em pânico, mas sim de se preparar. Guterres disse que neste momento, os países devem fazer tudo que for possível para conter a doença, sempre respeitando os direitos humanos.

Também na sexta-feira, 28, o México registrou seu primeiro caso de coronavírus, se tornando o segundo país da América Latina a confirmar um caso da doença, depois do Brasil. A Nigéria também confirmou o primeiro caso na região da Africa subsaariana. Até o momento, 51 países, além da China, têm casos de coronavírus, de acordo com a OMS.

* Com informações da repórter Mariana Janjácomo.

https://ift.tt/3clzlba https://ift.tt/2SiQcnI

Coronavirus: Monitoramento em aeroportos será reforçado e pode ter uso de medidores de temperatura

A Polícia Federal e a Agência Nacional de Inteligência vão monitorar os voos que saírem de países com surto de coronavírus com destino ao Brasil. Nesta semana, o Ministério da Saúde dobrou de oito para 16 o número de países na lista de alerta. Ao menos 2.300 aeronaves vindas de lugares com casos confirmados da doença devem chegar ao país até 30 de março, a maior parte deles da Europa.

São previstos 651 voos da Alemanha, 605 da França, e 519 da Itália. Outros 13 virão da China. Na América Latina, passageiros de um voo do Uruguai com destino ao Brasil receberam orientações antes do embarque.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, promete atenção redobrada nos aeroportos. “O que a gente está querendo ampliar agora é o uso de aplicativos, para que a pessoa ao descer do voo, no app, coloque nome, telefone, número do voo, cadeira, e ali saiba toda a rede. Digite se tem sintoma de febre, dor de garganta ou ouvido. Ao digitar, imediatamente, aquilo vai para a vigilância de saúde.”

Desde o início da epidemia, passageiros que circulam nos terminas de Roma e Milão, na Itália, passaram a ser monitorados por equipamentos capazes de medir a temperatura corporal, um indicativo de uma possível contaminação pelo novo vírus.

Nos Estados Unidos, Japão, Indonésia e Índia, a tecnologia já é usada há mais tempo. Analista técnico de uma fabricante de scanners corporais, Leonardo Carneiro diz que a câmera térmica é capaz de detectar anomalias sutis. “Ele faz a medição a uma distância entre dois e dez metros da pessoa, medição de calor, temperatura, a uma variação de 20 a 50ºC.”

Câmeras termais foram enviadas para avaliação de aeroportos e companhias aéreas brasileiras, mas não há previsão de uso desses equipamentos no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda a quem desembarcar com sintomas do coronavírus procurar os serviços médicos ainda no aeroporto. Caso haja suspeita de contaminação, o passageiro será encaminhado para um hospital de referência.

* Com informações de Lívia Fernanda

https://ift.tt/32DMQib https://ift.tt/2vknqd9

Sem citar nomes, Mourão diz que ‘mares não estão tranquilos’ por causa de vídeos divulgados

Sem mencionar diretamente os dois vídeos compartilhados nesta semana pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, convocando para manifestações organizadas por grupos que o apoiam, o vice Hamilton Mourão afirmou que os “mares não estão tranquilos, porque vídeos são divulgados, e redes sociais se encandeiam”.

Falando a uma platéia de empresários em Santa Catarina, região sul do país, ele indicou que é necessário clareza, determinação e paciência para superar o eterno turbilhão e que ninguém está atentando contra a democracia. “Mais uma vez eu destaco que os mares não estão tranquilos. Não estão tranquilos porque vídeos são divulgados, redes sociais se encandecem, as pessoas, muitas vezes, não raciocinam muitas vezes sobre o que estão escrevendo ou discutindo. Emoções são colocadas a flor da pele. Parece que vivemos em um eterno turbilhão.”

Mourão enfatizou que a democracia é respeitada enquanto o governo busca atingir os objetivos, que são restaurar e reerguer a pátria, libertá-la da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica.
O vice-presidente apontou ainda que ninguém está atentando contra a democracia no Brasil.

* Com informações do repórter Daniel Lian.

https://ift.tt/2I7f8Ik https://ift.tt/32AwiaE

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Após registros de violência, Prefeitura de SP retira blocos da Berrini e Henrique Schaumann

A Prefeitura de São Paulo mudou o trajeto de blocos previstos para ocorrerem neste fim de semana na Avenida Luís Carlos Berrini, na Zona Sul, e na rua Henrique Schaumann, na Zona Oeste. As duas localidades tiveram registro de casos de violência, com disparo de arma de fogo, no pré-carnaval e durante a folia desta semana. Um dos tiroteios ocorreu durante o bloco do DJ Diplo, na última terça-feira.

A administração disse que a decisão foi tomada em conjunto com a Polícia Militar para “promover melhor segurança e conforto”.

Em nota, a gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB) disse ter reavaliado os trajetos do pós-carnaval em relação a três blocos. Segundo a Prefeitura, as reuniões após “os desfiles são de praxe para avaliar o que deu certo e o que precisa de ajuste para os próximos eventos”.

Veja as alterações:

Sábado (29)

Bloco Kebradeira (10h às 14h)

Antes previsto para a Rua Henrique Schaumann, o bloco passa para a Avenida Hélio Pelegrino, em Pinheiros

Bloco Kaya na Gandaia (15h às 19h)

Antes previsto para a Avenida Luís Carlos Berrini, o bloco passa para a Rua Conselheiro Crispiniano (Praça das Artes), finalizando na Praça da República.

Domingo, 1

Bloco Vou de Táxi (15h às 19h)

Antes previsto para a Avenida Luís Carlos Berrini, o bloco passa para a Avenida Hélio Pelegrino, em Pinheiros

Os trajetos originalmente previstos registraram casos de violência. Um policial civil reagiu a uma tentativa de assalto na Berrini no dia 16 de fevereiro. O caso ocorreu em meio a blocos de pré-carnaval e cinco pessoas foram baleadas e socorridas a hospitais localizados na região.

Na terça-feira (25), um homem e uma jovem foram baleados durante um bloco de carnaval na Avenida Henrique Schaumann, perto do Cemitério São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, os tiros foram disparados por um homem, que reagiu a uma tentativa de assalto.

* Com informações do Estadão Conteúdo

https://ift.tt/2TmPAfy https://ift.tt/3cguiZG

RJ tem 17 casos suspeitos de coronavírus; pacientes em Paraty foram descartados

O estado do Rio de Janeiro contabiliza 17 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Dois pacientes franceses que estavam em Paraty foram descartados para a doença. Os números foram atualizados nesta sexta-feira (28), pelo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos. Ele aproveitou para defender o uso de álcool gel na limpeza das mãos e criticar mensagens de fake news que circulam pela internet, sugerindo tratamentos caseiros à base de chás ou vinagre.

“O álcool gel funciona e a lavagem das mãos com água e sabão também funciona muito bem. Dentro do ambiente hospitalar o protocolo é com álcool gel, que permite a assepsia para outros germes, além do coronavírus. Vinagre, chá ou qualquer outra coisas que não estão descritas não têm validade. Não há até o momento vacina, nenhum remédio que se mostre eficaz, nenhum chá específico, de nenhuma erva”, esclareceu o secretário.

Ele falou com os jornalistas no Palácio da Guanabara, ao lado do secretário da Casa Civil, André Moura, e do diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada, delegado Delmir Gouvêa. Além de atualizar os números da doença no estado, as autoridades fizeram questão de atacar a propagação de fake news, notícias sem fundamento espalhadas por redes sociais, que acabam atrapalhando os esforços do governo em conduzir a situação. Segundo o delegado, já há investigações em curso, tentando identificar e punir os autores dessas notícias falsas.

Casos de coronavírus no Rio

Os 17 casos suspeitos no estado, de acordo com o último levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, foram registrados nos seguintes municípios: Rio de Janeiro (8), sendo seis residentes e dois estrangeiros, Niterói (3), Maricá (1), Macaé (1), Nova Friburgo (1), Resende (1) e Nova Iguaçu (1 estrangeiro). Além desses, mais uma notificação foi feita por Niterói, mas o local da residência ainda está sendo investigado. Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem para países com circulação ativa do vírus.

O secretário de Saúde disse que um novo hospital será inaugurado dentro de 30 dias, com 75 leitos específicos para pacientes graves de coronavírus. Os casos mais brandos, segundo Edmar Santos, devem ser tratados em casa. Além da iminência de uma epidemia de coronavírus, ele também alertou para o possível aumento no número de casos de dengue e chikungunya.

* Com informações do Estadão Conteúdo

https://ift.tt/32BWCRP https://ift.tt/32Az1B3

Pesquisadores brasileiros sequenciam genoma do coronavírus identificado no Brasil

Pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz, do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de Oxford sequenciaram o genoma do coronavírus 48h depois da confirmação do primeiro caso no Brasil. Os cientistas fazem parte de um projeto chamado Cadde, apoiado pela Fapesp e pelo Medical Research Centers, do Reino Unido, que desenvolve novas técnicas para monitorar epidemias em tempo real.

A amostra foi retirada do paciente de 61 anos de São Paulo, que passou quase duas semanas na região da Lombardia, a mais afetada da Itália. Os pesquisadores confirmaram que ela veio da Europa, já que é geneticamente parecida com um genoma sequenciado na Alemanha.

Cientistas italianos já isolaram o vírus que circula no país, mas não depositaram ainda o sequenciamento do genoma em nenhum banco público para comparação.

“Uma sequência só não revela muita coisa, mas a importância é mostrar que rapidamente somos capazes de fazer e colocar isso à disposição de outros cientistas do mundo. Quanto mais genomas tivermos, mais podemos entender como a epidemia vai evoluindo no mundo. Por isso precisamos ter isso muito rapidamente”, explicou a pesquisadora Ester Sabino, do Instituto de Medicina Tropical.

Conhecer os genomas completos do vírus, que recebeu o nome de SARS-CoV-2, nos vários locais onde ele aparece, é importante para compreender como se dá sua dispersão e para detectar mutações que possam alterar a evolução da doença. Isso pode ajudar no desenvolvimento de vacinas e de tratamentos.

Em média, no resto do mundo, os grupos de pesquisa estão levando cerca de 15 dias para conseguir fazer o sequenciamento. O projeto brasileiro foi lançado justamente com o objetivo de agilizar esse processo, para ajudar a fornecer informações com mais rapidez.

“Temos trabalhado para desenvolver uma tecnologia rápida e barata. Todos os casos que forem confirmados no Adolfo Lutz serão sequenciados. A ideia é fornecer informações que possam ser usada para entender a epidemia em curso, para que outros cientistas possam comparar os dados. Essa cadeia de informação de todo mundo junto é importante para o mundo poder responder à epidemia”, explica Ester.

Segundo ela, há pequenas mutações, mas a taxa de variação deste vírus é até baixa.

* Com informações do Estadão Conteúdo

https://ift.tt/2wX1gOE https://ift.tt/2wX1hlG

Sem consenso, policiais militares do Ceará continuam amotinados

Após quatro reuniões na sede do Ministério Público do Ceará, a comissão formada pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado, além de representantes dos policiais militares, não entrou em acordo para pôr fim à paralisação de PMs, que seguem amotinados no 18º Batalhão, em Fortaleza, há 11 dias.

Segundo a comissão, para dar continuidade às negociações, os PMs exigiram a presença do ex-deputado federal Cabo Sabino e da líder das mulheres dos policiais, identificada como Nina, que participam do movimento, na roda de negociações. O pedido foi negado por unanimidade.

De acordo com o procurador-geral de Justiça cearense, Manuel Pinheiro, a justificativa é de que o ex-deputado tem um mandado de prisão em aberto por ter liderado os motins. “Nós, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, não nos sentimos à vontade de sentar à mesa com uma pessoa nesta condição”, afirmou Pinheiro.

Um dos pontos discutidos na reunião foi a anistia dos policiais militares que participam dos motins. Pinheiro esclareceu que a comissão não tem o poder de decidir por anistia criminal, mas sim pela anistia administrativa, que também foi negada. Cada agente responderá apenas pelo crime que cometeu.

Agora, a Ordem do Advogados do Brasil (OAB) do Ceará, junto com a Defensoria Pública do Estado, vai se reunir com os PMs no 18º BPM para buscar um novo interlocutor. Após escolha, as negociações serão retomadas.

Para garantir a segurança pública do Ceará, 2,8 mil homens do Exército e da Força Nacional circulam pelas ruas de Fortaleza, da região metropolitana e do interior.

Nesta sexta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro decidiu prorrogar o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Ceará por mais uma semana, até o dia 6 de março.

A paralisação dos PMs fez aumentar a criminalidade em todo o Estado. Os últimos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública confirmam que 170 pessoas foram assassinadas entre a última quarta e a segunda de Carnaval. Os motins dos PMs começaram no último dia 18 de fevereiro. Ao todo, 230 policiais respondem a processos administrativos e não receberão o salário por 120 dias a partir de fevereiro. Os agentes podem ser expulsos da corporação.

*Com informações do Estadão Conteúdo

https://ift.tt/38b5gI2 https://ift.tt/2VD0qB3

Ibama dá 24 horas para Vale e empresa dona de navio que encalhou detalharem situação

A empresa Polaris Shipping e a Vale foram notificadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o navio MV Stellar Banner, que encalhou e tombou a cerca de 100 quilômetros da costa brasileira. As companhias tem até 24 horas para informar detalhes da situação do acidente.

A notificação exige que as empresas apresentem dados sobre a especificação, o volume e a condição de armazenamento de todos os tipos de óleo a bordo da embarcação, que está encalhada no Maranhão, com risco de naufragar com 295 mil toneladas de minério de ferro e cinco mil toneladas de óleos.

O órgão ambiental exigiu informação precisa sobre a quantidade de tanques e o volume atual de óleo em cada tanque de combustível, além de confirmações de que esses reservatórios se encontrariam estanques.

O Ibama solicitou ainda a especificação, o volume e a condição de armazenamento de outras substâncias nocivas ou perigosas a bordo da embarcação, contato da empresa de resposta responsável por atendimento a eventuais derramamentos de produtos perigosos e da empresa de salvatagem da embarcação.

A Vale e a Polaris Shipping precisam ainda prestar esclarecimentos sobre a origem da substância que já saiu do navio para o meio ambiente e sua estimativa de volume.

Por meio de nota, a Polaris Shipping, que é a dona e operadora do navio, informou que o óleo já vazado deve ser “resíduo do óleo morto que estava no convés”, e não vazamento dos tanques de combustível.

“Em estreita cooperação com a Vale, a empresa está mobilizando todos os ativos disponíveis no Brasil para erradicar qualquer risco potencial de derramamento de óleo. Uma equipe antipoluição já está no local, monitorando de perto a situação”, declarou a companhia. “A empresa divulgará declarações adicionais à medida que tiver novas informações e o objetivo continua sendo o de encontrar as melhores soluções para esse incidente com transparência a cada etapa.”

* Com informações do Estadão Conteúdo

https://ift.tt/32Dfekg https://ift.tt/39awujy

Governo emite alerta de tempestades no Sudeste para os próximos dias

O governo federal emitiu nesta sexta-feira (28) alerta de chuvas intensas que devem ocorrer no próximos dias nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo os órgãos envolvidos no monitoramento do tempo, enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra podem ocorrer até a próxima quarta-feira (4) em decorrência de tempestades.

De acordo com o órgãos federais, as informações foram remetidas para as Defesas Civis dos Estados, que deverão tomar as providências preventivas cabíveis, como alertar pessoas que vivem em áreas de risco de desabamento sobre rotas de fuga e como buscar pontos seguros no caso de confirmação de desastres.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Defesa Civil tem um serviço de alerta de desastres naturais que funciona por meio de mensagens de texto (SMS) no celular e mensagens nos canais de TV por assinatura.

Para fazer o cadastro, é preciso enviar um SMS com CEP do local para o número 40199. Em seguida, o cidadão receberá outro SMS com a confirmação do cadastro. Nas TVs, a mensagem aparecerá automaticamente na tela do aparelho. O serviço é grátis.

O monitoramento das chuvas é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de mais dois órgãos que analisam riscos de desastres naturais.

*Com informações da Agência Brasil

https://ift.tt/2T7bkxa https://ift.tt/2TawhHi

Mega-Sena premia apostadores com R$ 200 milhões, terceiro maior valor da história

O sorteio da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (27), vai premiar duas apostas que acertaram as seis dezenas do Concurso 2.237. Os vencedores, de Rio Branco (AC) e Fortaleza (CE), vão dividir um prêmio de R$ 200 milhões.

É a primeira vez que a Mega-Sena tem um vencedor em 2020. O valor, acumulado pela 16ª vez consecutiva, foi o terceiro maior da história da Mega-Sena em concursos regulares, sem contar a Mega da Virada.

Os números sorteados foram 11, 20, 27, 28, 53 e 60. A quina e a quadra também tiveram vencedores. Foram 263 apostas ganhadores na primeira, que irão receber R$ 44.509,85 cada um, e 15.054 apostadores da segunda, que recebem R$ 1.110,86 por cada quadra.

O próximo concurso da Mega-Sena acontece no sábado (29), com um prêmio estimado de R$ 3 milhões. Os interessados podem fazer suas apostas em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, até às 19h. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

*Com informações de Agência Brasil.

https://ift.tt/3caSsF3 https://ift.tt/2wYkHGZ

Taxa de desemprego fica em 11,2% no trimestre até janeiro, afirma IBGE

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em números, o desemprego atinge 11,9 milhões de pessoas.

O resultado ficou dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que estimavam uma taxa de desemprego entre 10,8% e 11,7%, com mediana de 11,3%. Em igual período de 2019, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 12,0%. No trimestre até dezembro, a taxa foi de 11,0%.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.361 no trimestre encerrado em janeiro. O resultado mostra estabilidade em relação ao número do mesmo período do ano anterior.

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 217,399 bilhões no trimestre até janeiro, alta de 2,2% ante igual período do ano anterior, segundo o IBGE.

*Com informações do Estadão Conteúdo

https://ift.tt/388W1s7 https://ift.tt/2I4Uh8w

Traficante condenado a 73 anos de prisão foge no Rio

O traficante Cosme dos Santos, conhecido como Macumba, preso desde 1995 e condenado a 73 anos de prisão, fugiu do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro, onde cumpria pena no regime semiaberto por homicídio, extorsão mediante sequestro e tráfico de drogas.

Ele estava preso há 25 anos, apontado como chefe do tráfico do Morro da Mineira, no Catumbi, Centro do Rio, e em 2019 ganhou autorização da justiça para trabalhar fora da cadeia. Contratado para trabalhar em uma empresa na Zona Norte do Rio, Cosme dos Santos deixou a penitenciária pouco antes do seu horário de entrada, às 9h, e não retornou. Sua progressão para o regime aberto estava prevista para 2025.

Cosme dos Santos é acusado envolvimento no sequestro de John Mendes Reis, com 14 anos à época, filho do então deputado estadual Albano Reis. Os criminosos capturaram o jovem quando ele deixava um baile no Morro Chapéu Mangueira, zona sul do Rio. Após a prisão de Santos, o adolescente foi liberado mesmo sem resgate após 15 dias em cativeiro.

A Justiça oferece R$ 1 mil para informações sobre fugitivo, que é filiado a facção Comando Vermelho (CV). Qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser prestada nos canais do site https://ift.tt/2Trbz59.

https://ift.tt/3caShcR https://ift.tt/39aPdLN

Ceará não deve conceder anistia a policiais amotinados, diz OAB

O motim dos policiais no Ceará entra no décimo dia sem uma solução à vista. Nesta semana, foi criada uma comissão dos poderes legislativo, executivo e judiciário, Ministério Público, OAB-CE e Exército para tentar uma negociação que ponha fim à paralisação. 

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o presidente da OAB do Estado, José Erinaldo Dantas Filho, não acredita que a anistia, principal reivindicação da categoria para voltar ao trabalho, deva ser concedida pelo Governo. “Será muito difícil de ser concedida, penso que a solução não será através da anistia. Esse é o grande ponto que tem que ser esclarecido aos policiais. O Estado não quer fazer nenhum tipo de perseguição, não quer fazer demissão em massa, não quer prejudicá-los, mas entende que hoje a sociedade não concorda com a anistia. A saída pela anistia geral e irrestrita no Ceará, não acredito que vá acontecer. Esse é o posicionamento do governo em todas as mesas de negociação”.

Dantas Filho completa “A gente tem que encontrar uma alternativa e sensibilizá-los, para que saiam com garantias que não vão ser perseguidos ou injustiçados”. O presidente da OAB cearense acredita no diálogo como a principal ferramenta do Governo do Estado e da comissão para reverter o quadro da paralisação. “Podemos resolver através do diálogo ou da força. Através da força, penso que é a pior alternativa possível”, conta. 

Ele relata o que viu ao visitar o quartel de amotinados. “Quando cheguei ao quartel, não estavam com capuz ou armas em punho. O que me surpreendeu foi a quantidade de mulheres e crianças. As mulheres e as famílias invadiram o batalhão, então se houver tentativa de força para tirá-los de lá, pode acontecer uma tragédia. O melhor caminho é o do diálogo, do convencimento da importância de que eles voltem às atividades e não haja mais prejuízo a população”. 

Na visita, o representante da OAB orientou a eleição de um porta-voz do grupo de policiais. Eles elegeram um advogado, coronel do Exército reformado, para sentar à mesa de negociações com os representantes do Estado. Nesta quinta-feira, 17, foram realizadas duas reuniões para esclarecer possíveis saídas. Durante a noite, a imprensa local noticiou que os amotinados não chegaram a um consenso após ouvir as informações trazidas pelo advogado, sinalizando que insistiriam no pedido de anistia. Nesta sexta-feira, 28, a comissão deve se encontrar mais uma vez com o representante.

Dantas Filho acredita que as demandas da categoria são justas. O advogado, porém, questiona forma como as exigências foram feitas, já que a paralisação de policiais é proibida segundo a Constituição Federal. 

“A questão é que todas elas poderiam ser objeto de discussão antes da paralisação. Essas demandas não chegaram para o estado com um ultimato – “Se não resolverem, entramos em greve”. Quando fomos sentar com grevistas eles apresentaram uma pauta de vários itens, e o governo reconheceu a legitimidade de muitos deles, e está disposto a conversar. Mas vários deles precisam de um tempo de maturação, como a isenção para compra de armas dos policiais”, ele avalia. “As reivindicações são justas, mas até que a gente consiga um tempo para que isso seja complementado, a população vai sofrer com isso. A gente tem conversado sobre uma pauta mínima, para que os policiais possam voltar a trabalhar e trazer a segurança de volta para ruas”, completa.

https://ift.tt/2Iglllz https://ift.tt/2w9eVlf

Com suspeita de coronavírus, paciente deixa hospital sem finalizar testes

Um paciente suspeito de estar infectado com o novo coronavírus deixou um hospital em São Paulo sem concluir os testes para identificação da doença. O homem, que realizava testes nesta quinta-feira (27) no Hospital São Paulo, localizado na zona sul da capital paulista, apresentava sintomas de gripe após voltar de uma viagem à Itália, um dos países com epidemia do vírus.

De acordo com fontes ligadas ao hospital, após resultado negativo para o primeiro teste realizado, a equipe médica decidiu internar o paciente em isolamento até realizar novos testes contra a doença. Entretanto, foi neste momento que o homem mostrou a intenção de deixar o local sem aguardar os novos procedimentos.

O código de ética médica defende que um paciente pode decidir sobre seu tratamento, mas cabe ao médico interferir em caso de perigo de vida. Para isso, a alta a pedido deve ser documentada e assinada.

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que analisa o caso. Até o momento, o Hospital São Paulo não se pronunciou sobre o assunto. Em casos de complicações, o médico responsável e o hospital podem ser responsabilizados, já que o paciente não assinou termo de responsabilidade.

Não há conhecimento de como o homem deixou o local. Segundo informações, a mulher dele também estaria com sintomas do Covid-19 e buscava atendimento em um hospital particular da cidade.

*Com informações de Estadão Conteúdo.

https://ift.tt/2vf0ZWY https://ift.tt/387PQVh

Governo busca 20 milhões de máscaras; secretaria considera acionar Justiça

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo Reis, afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo pode acionar a Justiça para garantir o fornecimento de equipamentos de proteção. A pasta busca 20 milhões de máscaras usadas contra o coronavírus e cogita aplicar multas e fazer apreensão em empresas, se necessário.

Segundo Gabbardo Reis, dos 21 equipamentos licitados, 16 estão em negociação “confortável”. Entretanto, os problemas para obtenção dos equipamentos preocupam  a pasta. que considera retirar empresas de cadastro de fornecedores, ação prevista na lei.

De acordo com o secretário, algumas empresas se mostraram desinteressadas em vender para o ministério, que busca 20 milhões de máscaras para se antecipar no caso de um surto do novo coronavírus no país.

“O que a gente sabe é que produtores de máscaras, o item que mais nos preocupa, venderam para outros países, provavelmente a China, e muitos venderam não só produtos, mas a produção, ou seja, aquilo que podem produzir nos próximos 30 ou 60 dias”, disse o secretário.

Caso julgue necessário, o governo poderá impedir a exportação dos produtos e Justiça poderá ser acionada para apreensão nas fábricas. Multas e proibição de participar de outros processos licitatórios também são medidas consideradas.

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos não se manisfestou até o momento sobre as declarações.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

https://ift.tt/3ae5oZ0 https://ift.tt/2Pyt4iF

Se não negociar com a UE, Reino Unido pode perder 8% do crescimento nos próximos 15 anos

O governo britânico afirmou nesta quinta-feira (27) que está preparado para abandonar a possibilidade de um acordo comercial bilateral com a União Europeia já no mês de junho, caso as negociações não avancem de forma satisfatória até a metade do ano. Os debates vão começar de forma oficial nesta segunda-feira (2) entre os dois lados do Canal da Mancha e os ânimos não poderiam estar mais acirrados.

Os europeus querem impor uma série de legislações para os britânicos e querem que o governo do Reino Unido continue seguindo algumas das normas estabelecidas pela UE para poder fechar esse acordo bilateral. A lógica de Bruxelas é muito simples: não dá para ter um vizinho que vai fazer produções, oferecer serviços e ter acesso ao mercado europeu sem seguir as regras do bloco.

O Reino Unido ainda está no período de transição e tem até 2021 para se desfiliar integralmente da União Europeia.

Em Londres, o entendimento é de que esse processo todo vai ser finalizado dentro dos termos britânicos e que não é possível aceitar nenhuma imposição do lado europeu. Por isso Boris Johnson já está endurecendo o jogo. Ele diz que, se as negociações ficarem empacadas já logo no inicio, em junho ele vai mudar as estratégias e preparar o país para seguir os acordos comerciais da OMC.

O mais importante dessa história toda é que o próprio governo conservador realizou um estudo em 2018 afirmando que a economia britânica perderia pelo menos 8% do seu crescimento nos próximos 15 anos se fizesse negócios pelas regras da Organização Mundial do Comércio — como o próprio Brasil faz atualmente.

Se conseguir um acordo comercial nos moldes do que a UE tem com o Canadá, a econômica britânica ainda assim sairá perdendo pelo menos 5% do crescimento nos próximos 15 anos.

Essa não é uma opinião, mas um estudo realizado pelo próprio governo há dois anos. Ainda assim, o atual governo conservador parece pouco disposto a negociar com a UE e, sobretudo, aceitar qualquer imposição que venha do lado de lá do Canal da Mancha.

Por tudo isso, a expectativa é de que as próximas semanas serão muito turbulentas para a economia do Reino Unido na espera de negociação com a União Europeia somando ao coronavírus — que também está trazendo bastante problema para as Bolsas e para o mercado financeiro não só do Reino Unido como de toda a Europa e ao redor do mundo também.

É por tudo isso que os analistas do Reino Unido se mostram bastante preocupados com o que será realizado no ano de 2020.

https://ift.tt/2T6CyDZ https://ift.tt/387PQEL

Gestão Crivella testa sensores para alertar sobre alagamentos na cidade

A prefeitura do Rio de Janeiro passou a adotar uma nova técnica, ainda de forma experimental, para medir o nível de alagamentos nas ruas e avenidas da capital carioca. A iniciativa visa contribuir para ações preventivas ou emergenciais de técnicos e agentes do Executivo.

De acordo com informações da Prefeitura, o equipamento usado trata-se de um sensor, conhecido como Noah Flood, instalado na superfície de ruas e vias da cidade para identificar possíveis pontos de alagamento. A cada 2 minutos, os sensores emitem informações para o Centro de Operações Rio (COR) sobre o nível d’ água, que pode estar subindo em determinada localidade ou região do Rio de Janeiro.

Por enquanto, são poucos os sensores instalados em ruas e avenidas da cidade. Com o teste sendo bem sucedido, a proposta da Prefeitura é espalhar os sensores pela cidade, principalmente nos locais críticos de tradicionais alagamentos a cidade. O objetivo é ter cerca de 1.200 sensores instalados.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga.

https://ift.tt/2VuyJdy https://ift.tt/3cgBAN1

Witzel rebate relatório da Anistia sobre violência policial e violação dos direitos humanos

O Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro, rebateu críticas feitas pela Anistia Internacional em um relatório com relação a política de segurança do governador Wilson Witzel.

Segundo a Anistia, Witzel tem estimulado uma política de intervenções militarizadas em áreas carentes, favelas e comunidades do Rio, que tem resultado em altos índices de violência, criminalidade e mortes.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, órgão ligado a Secretaria de Segurança Pública, mais de 1.600 pessoas morreram em todo o Estado do Rio em operações policiais. A maioria tinha ligações com o tráfico ou com grupos milicianos.

A Anistia cobrou ainda resultados mais concretos sobre as investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco, que completa, no próximo mês de março, dois anos.

Em nota, Palácio Guanabara se defendeu dizendo que há décadas há um descaso das autoridades da área de segurança no Rio, que deixou pessoas carentes, que vivem em favelas e comunidades sobre as leis do crime, traficantes e milicianos. Algo precisava ser feito, e o Governo do Estado não poderia ser omisso nessa atual gestão.

O objetivo principal, segundo Witzel, é reduzir os índices de violência e criminalidade. Em tom de resposta, a nota fala que todas as alternativas e propostas sugeridas pela Anistia agravaram o problema da violência e da criminalidade ao longo dos últimos anos. Essas alternativas criaram mais vítimas nessas comunidades.

Sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, Witzel, que está em uma viagem aos Estados Unidos, disse que as investigações sobre a motivação e possíveis mandantes continuam, mas os executores já foram presos.

* Com informações de Rodrigo Viga.

https://ift.tt/2TkZ0rW https://ift.tt/2PxCjjn

Sem citar Bolsonaro, Doria manda recado e diz que São Paulo respeita o Legislativo

Em meio às críticas de políticos e autoridades a Jair Bolsonaro, o governador João Doria afirmou, sem citar o presidente, que São Paulo respeita os poderes Legislativo e Judiciário.

Na terça-feira, uma reportagem do site BR Político revelou que o presidente enviou dois vídeos de convocação para protestos no próximo dia 15. Os atos são a favor do governo e contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. Doria já havia se manifestado contra a atitude do presidente anteriormente.

Por meio das redes sociais, ele escreveu que o Brasil lutou muito para resgatar a democracia e que é preciso repudiar com veemência qualquer ato de desrespeito às instituições. Nesta quinta-feira, ele voltou ao assunto e disse que qualquer insatisfação se corrige pela democracia.

“Aqui em São Paulo nós respeitamos o contraditório, compreendemos inclusive as injustiças. Usamos a justiça e os caminhos da justiça para corrigir os erros. Não há confronto, não há mobilização de opinião pública para confrontar e intimidar deputados ou juízes. Há o sentimento do dialogo, a forma mais construtiva de se respeitar a democracia no Brasil.”

A declaração do governador João Doria foi dada durante evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no qual foi anunciado repasse de R$ 128 milhões para 262 municípios do estado de São Paulo.

Os repasses foram feitos diretamente para os fundos municipais, que são responsáveis por executar os serviços de proteção social, voltados para crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, foram repassados R$ 26 milhões para 66 comunidades terapêuticas do programa Recomeço, uma Vida sem Drogas, um programa que tem como objetivo combater o uso excessivo de drogas e de álcool.

*Com informações da repórter Nicole Fusco

https://ift.tt/3aamoiE https://ift.tt/3cfx5SN

Atividade da indústria da construção em janeiro supera a registrada há um ano, diz CNI

A Confederação Nacional da Indústria apontou que setor da construção registrou o melhor índice de empregados desde 2013, mas o nível de atividade voltou a cair em janeiro.

Apesar da retração, o ritmo diminuiu em relação a dezembro — em janeiro o índice de atividade do setor ficou em 47,5 pontos, contra 45,8 pontos no mês anterior.

Os resultados abaixo de 50 pontos indicam contração. No mesmo período do ano passado, o indicador estava em 44 pontos. Isso sinaliza que a retração neste ano foi menor.

Sazonalmente janeiro registra queda na atividade da indústria da construção por causa das férias, chuvas, festas e movimento nas estradas. Mas outros indicadores, como emprego e utilização da capacidade, apresentaram recuperação.

O número de empregados ficou em 47,3 pontos — 4,8 pontos acima do verificado há um ano. Segundo a CNI, o indicador está no nível mais alto para meses de janeiro desde 2013, quando atingiu 49 pontos.

A ociosidade também caiu. O nível de utilização da capacidade operacional fechou janeiro em 60%, alta de cinco pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2019. A CNI avalia que a recuperação da indústria da construção reflete a estabilidade da economia e a redução dos juros.

A pesquisa também revelou que os empresários do setor mantêm o otimismo para os próximos meses: 62 pontos.

A sondagem ouviu 478 empresas do setor em todo o país entre 3 e 12 de fevereiro.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

https://ift.tt/38dtLVm https://ift.tt/39a3atg

Oposição recorre ao STF para barrar de novo tramitação da reforma da Previdência em SP

A oposição quer barrar novamente a votação da Reforma da Previdência. O governo João Doria aguarda a votação final na próxima semana, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), mas o petista Emídio de Souza entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), para que o presidente Dias Toffoli reconsidere a decisão que autorizou o andamento do projeto na Alesp.

A Proposta de Emenda a Constituição foi aprovada no dia 18 de fevereiro, e a base governista esperava concluir o segundo turno antes do carnaval, mas uma confusão no plenário adiou a votação.

O processo tem sido marcado justamente pelas brigas entre parlamentares. Em dezembro, Emídio de Souza conseguiu barrar a tramitação da reforma na justiça. O Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo suspendeu o texto, a Alesp entrou com recurso e o imbróglio foi parar no STF.

Após dois meses, a primeira votação ocorreu e foi no limite dos 57 votos necessários, de um total de 94 deputados. As principais mudanças são o aumento da alíquota de contribuição, de 11 para 14%, idade mínima para a aposentadoria de 62 anos para as mulheres e 65 anos aos homens. Professores e policiais terão regras de transição diferenciadas.

A Previdência consumiu R$ 34 bi no ano passado, enquanto Segurança, R$ 11 bi, Educação R$ 33 bi e Saúde, R$ 24 bi. O PT considera que o texto vai impactar profundamente 1 milhão de servidores, da ativa e inativos, e tenta impedir novamente a tramitação na justiça.

* Com informações do repórter Marcelo Mattos.

https://ift.tt/396WFaF https://ift.tt/3cfhYcf

Autuações por embriaguez crescem 44% no carnaval de São Paulo, diz PM

As multas pela Lei Seca cresceram 44% na capital paulista durante o carnaval. Segundo dados divulgados pela Polícia Militar, cerca de 1.400 condutores foram autuados entre a sexta-feira dia (21) e terça-feira (25) de fevereiro.

O balanço da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo apontou ainda que mais 17 mil motoristas foram submetidos ao teste de bafômetro, sendo 11 pessoas presas por embriaguez ao volante. Ao todo, 1.397 condutores foram autuados nas blitz, instaladas pelo comando de trânsito nas ruas e avenidas da cidade, contra 972 flagrantes realizados no carnaval de 2019. De acordo com as informações, 92% dos condutores multados se recusaram a soprar o bafômetro.

Os suspeitos de embriaguez estão sujeitos a penalidades como: prisão, multa de R$ 2.934,70 e a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano. O condutor reincidente por crime de trânsito em um intervalo de até 12 meses é multado em R$ 5.869,40 e responde a processo de cassação do direito de dirigir por dois anos.

Os números mostraram também que 6.667 carros e motos foram vistoriados, sendo que 174 veículos foram apreendidos, mais de 1,5 mil pessoas foram detidas no período e uma tonelada de drogas foi apreendida. Para a análise, o CPTran compara os dados referentes aos mesmos cinco dias de carnaval de cada ano.

*Com informações do repórter Daniel Lian.

https://ift.tt/399mB5w https://ift.tt/38886xE

Israel anuncia construção de 1,8 mil casas na Cisjordânia e acirra tensão às vésperas de eleição

Autoridades israelenses aprovaram a construção de cerca de 1.800 habitações na Cisjordânia ocupada, informou o ministério da Defesa nesta quinta-feira (27). Em comunicado, o governo disse que Israel não vai dar nenhum centímetro de terra aos palestinos

Na terça-feira (25), o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já havia anunciado a construção de outras 3.500 casas em uma parte altamente sensível da Cisjordânia. A comunidade internacional advertiu diversas vezes sobre a ampliação dos assentamentos judeus no território.

O governo liderado por Netanyahu fez o anúncio às vésperas da terceira eleição em Israel em menos de um ano, que acontece no próximo dia 2 de março.

A coalizão de extrema direita Yemina e o Likud, de Benjamin Netanyahu, disputam os votos de mais de 600 mil colonos.

*Com informações da repórter Livia Fernanda

https://ift.tt/2I4wJ3C https://ift.tt/2wQ5Zl2

Quadrilha presa em Guarulhos mandaria celulares roubados no Carnaval de SP para a África

A Polícia Civil e Receita Federal apreenderam centenas de celulares roubados durante o Carnaval com criminosos no Aeroporto de Guarulhos. Os quase 560 aparelhos que seriam levados para o Senegal foram apreendidos, nove pessoas foram presas.

Segundo o delegado Ruy Castro, 25% dos celulares roubados durante o pré carnaval e carnaval foram recuperados nessa operação. De acordo com os investigadores, os suspeitos escolheram o Senegal porque lá os criminosos poderiam habilitar o celular para utilizá-lo normalmente.

Segundo o delegado Oswaldo Nico Oliveira, a polícia segue investigando roubos de celular nas festas de pós-carnaval neste final de semana. “Teremos um trabalho grande no sambódramo, na Praça Patriarca, em todos os bloquinhos. Como te falei, mais um show grande, o futebol. A polícia não para, está com vontade de trabalhar e prender esses caras que roubam celular. Já pensou, eu olho para cada celular e penso no transtorno que ele trouxe para alguém.”

Essa ação faz parte de uma investigação que começou em outubro de 2019, quando um passageiro tentou embarcar no avião em Guarulhos com 14 celulares na mala, mas foi barrado pela Receita Federal.

Em janeiro, os fiscais já haviam apreendido outros 95 aparelhos com um viajante. Os celulares cujos donos forem identificados serão devolvidos.

* Com informações do repórter Leonardo Martins.

https://ift.tt/2HZVAWt https://ift.tt/3cqklsS

Compras com cartão no exterior serão cobradas pelo câmbio do dia a partir de domingo

A partir do dia 1º de março, gastos feitos com cartão de crédito no exterior serão cobrados de acordo com a cotação do dólar equivalente ao dia da transação — e não mais conforme a taxa de câmbio baseada no dia do fechamento da fatura. A nova regra foi definida pelo Banco Central no final do ano passado e deve evitar os sustos na hora de pagar as contas.

A opção de travar a taxa cambial para que as despesas sejam pagas conforme a cotação da data da compra não é uma novidade e já estava autorizada pelo BC desde 2016, mas poucos bancos repassavam esta possibilidade aos consumidores.

O economista, André Perfeito destaca que esta medida garante mais eficiência e previsibilidade. “Quando você faz uma decisão de compra, você faz isso venod o preço. As vezes você precisa comprar sem saber o preço. Então a medida traz mais previsibilidade. Vai trazer capacidade das pessoas tomarem a decisão de fazer uma compra de forma mais consciente.”

Atualmente, o valor a ser pago na fatura é definido no dia do fechamento e ainda pode sofrer variação no intervalo até a data do pagamento — para mais ou para menos, sendo que esta diferença e computada na fatura seguinte.

Vale lembrar que as despesas feitas no exterior com cartão de crédito sofrem incidência de 6,38% no valor da transação referente ao IOF.

*Com informações do repórter Daniel Lian

https://ift.tt/2uGOlQ8 https://ift.tt/2PvkelM

Setor de máquinas prevê aumento da demanda com parada de fábricas na China

A Indústria Brasileira de Máquinas e Equipamentos prevê um crescimento da produção com a paralisação parcial das fábricas chinesas em função do surto de coronavírus.

De acordo com a ABIMAQ, as encomendas no Brasil podem aumentar após os centros de produção na China reduzirem a oferta e suspenderem as atividades por causa da epidemia, que já matou mais de 2.700 pessoas somente no país.

O presidente executivo da associação, José Velloso, prevê um incremento não só das exportações, mas também das vendas no mercado interno. “Cerca de 18% do que o Brasil consome de maquinas vem da China. E existe uma possibilidade desse material que vem da China ser substituído por produtos nacionais. Existe também a oportunidade de nós vendermos máquinas nacionais no exterior, substituindo máquinas da China que tenham problema de fornecimento.”

Velloso ressaltou, no entanto, que a epidemia de coronavírus também traz preocupação aos fabricantes nacionais que podem precisar substituir algumas peças, principalmente do setor eletrônico.

De acordo com o balanço divulgado pela ABIMAQ nesta quinta-feira (27), o faturamento do setor caiu 9,4% em janeiro na comparação com dezembro do ano passado, e 3,6% em relação a janeiro de 2019.

A queda foi influenciada pela diminuição das exportações no ano passado na esteira da recessão na Argentina e da guerra comercial entre China e Estados Unidos.

O presidente da ABIMAQ, José Velloso, acredita que a aprovação da reforma tributária pode dar um impulso aos fabricantes. “A gente julga que a principal reforma que precisa ser feita no Brasil do ponto de vista dos setores produtivos.”

Segundo José Velloso, há uma boa vontade dos parlamentares em avançar com o projeto. Ele afirmou que muitos deputados e senadores têm procurado a associação para conseguir informações sobre o setor de máquinas e equipamentos e acredita na aprovação na Câmara ainda no primeiro semestre deste ano.

*Com informações do repórter Beatriz Manfredini 

https://ift.tt/32wJvS3 https://ift.tt/2vrg5sa

Ceará: PMs amotinados pedem anistia para voltar ao trabalho, mas vão permanecer presos

A Justiça determinou que os 43 policiais do Ceará que estão detidos por deserção permaneçam presos. O juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho decidiu converter a prisão em flagrante em preventiva.

Os militares estão presos desde 22 de fevereiro, quando faltaram a uma convocação para atuar na Operação Carnaval no interior do Estado. A ação dos policiais é considerada criminosa pelo próprio código militar e pode culminar em pena de detenção de seis meses a dois anos.

Em paralelo, o motim realizado por parte de policiais, que teve início há 10 dias, ainda continua, e a situação no Ceará permanece incerta. Na tarde desta quinta-feira, foi realizada uma reunião entre o representante dos militares e os dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Os policiais fizeram uma série de exigências, dentre elas o reajuste salarial. Também foi reivindicada a anistia para os policiais que participaram do motim. O governo apresentou uma contraproposta, no entanto, a questão ainda não teve resolução.

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, disse que não é o momento de expor as negociações que estão sendo feitas. “Neste momento, não é adequado discorrer sobre as pautas, sobre o que está sendo discutido pela comissão.”

Além dos policiais presos, 230 estão foram afastados e respondem por crimes de abandono de posto, motim e insubordinação. A greve de militares é considerada ilegal porque a ausência dessas autoridades coloca em risco a segurança da população.

Desde que as paralisações começaram, o Ceará já registrou 195 homicídios. No entanto, o governo informou que não vai mais anunciar o número diário de mortes violentas.

* Com informações da repórter Camila Yunes.

https://ift.tt/2VvVj5A https://ift.tt/2Vv4SBu

Governo federal já considera crescimento menor no PIB por epidemia global

A equipe econômica do governo federal acompanha os desdobramentos do novo coronavírus no mundo. Segundo informações dadas pelo secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida,  nesta quinta-feira (27), em coletiva de anúncio da arrecadação federal de janeiro, a avaliação é que a epidemia pode interferir no crescimento do PIB, projetado em 2,4% até o fim do ano.

Segundo Mansueto Almeida, se houver um fenômeno global de frustração econômica, o Brasil também será afetado. Existe a possibilidade, por exemplo, de que a epidemia do novo vírus derrube o preço de commodities, o que teria impacto direto na economia brasileira. Pensando nisto, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia estuda propor, se necessário, uma revisão nas projeções de crescimento do PIB neste ano.

No primeiro mês deste ano, a União recebeu 44,124 bilhões de reais a mais do que gastou com impostos e contribuições, o que representa cerca de 13 bilhões de reais de diferença em relação ao mesmo período de 2019. Isso graças tanto ao aumento da arrecadação quanto a diminuição de despesas.

Ainda de acordo com o Tesouro Nacional, o mês de janeiro, considerado o melhor para o período nos últimos 24 anos, também foi bom para a dívida pública, que caiu 0,45%, atingindo 4,229 trilhões de reais. Em dezembro, o índice somava 4,248 trilhões de reais.

A diminuição, segundo o órgão, está relacionada ao alto volume de vencimentos de títulos públicos, que somou pouco mais de 122 bilhões de reais no primeiro mês deste ano. No entanto, a previsão para o fim de 2020 é de crescimento da dívida, que deve alcançar 4,750 trilhões de reais.

Durante o anúncio, o secretário do Tesouro também falou das possíveis consequências econômicas da disputa entre governo e Congresso sobre o orçamento impositivo. Na avaliação de Mansueto Almeida, as novas regras não serão o fim do mundo, mas precisam ser esclarecidas para que o governo consiga se programar financeiramente.

*Com informações do repórter Antônio Maldonado.

https://ift.tt/3ckcLQy https://ift.tt/2PwydHU