O governo do presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (2) que “adota todas as medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram em Wuhan, na China”.
Em nota conjunta, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa afirmam que “serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil.”
“O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China. Os detalhes da operação, que está sendo planejada, serão informados posteriormente. A Embaixada do Brasil em Pequim entrará em contato para prestar informações e organizar os procedimentos cabíveis”, diz a nota.
A região onde os brasileiros se encontram é o epicentro do surto de coronavírus no país. Neste domingo, um grupo de brasileiros que mora em Wuhan divulgou carta-aberta apelando pela repatriação.
As pastas também explicam que assim que os brasileiros repatriados chegarem ao Brasil serão “submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.”
A nota diz ainda que duas brasileiras que estavam em Wuhan, mas também possuem nacionalidade portuguesa, já embarcara em voo francês “que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário