Pelo menos 85 militares da Venezuela desertaram e entraram em território colombiano nas últimas 24 horas. Com isso, 411 membros das forças armadas já cruzaram a fronteira desde o último sábado (23), conforme divulgado nesta quarta-feira (27).
A maior parte desses militares (328) se apresentou à delegação regional de migração da Colômbia que abrange a região de Santander e Norte de Santander, cuja capital é Cúcuta, cidade que tem a principal passagem fronteiriça para a Venezuela.
O diretor-geral de Migração da Colômbia, Christian Krüger, explicou na terça (26) que alguns militares chegam ao país com uniforme e armamento, enquanto outros aparecem como civis e, em algumas ocasiões, acompanhados por familiares.
Por isso, Krüger comentou que diante dessa situação várias entidades colombianas estão trabalhando “eficientemente e rapidamente” em cada um dos casos, que serão atendidos individualmente. Todos os militares fizeram pedidos formais de refúgio.
As deserções começaram no sábado passado, quando um grupo de voluntários tentou levar à Venezuela a ajuda humanitária coletada por uma coalizão internacional e que procura aliviar a grave crise social, econômica e política que vive o país.
*Com informações da EFE
https://ift.tt/2XmV4s1 https:https://ift.tt/2IFqmHd
Nenhum comentário:
Postar um comentário