Os investimentos na economia cresceram 0,8% em 2018 após quatro anos consecutivos de queda, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relatório divulgado nesta quinta-feira, 28. O setor é formado pelo segmento da construção e por máquinas e equipamentos. A compra de automóveis cresceu para trabalho cresceu 4,1% no último ano.
Segundo o relatório, a importação e a produção interna de bens de capital compensaram a variação negativa de 2,5% no setor de construção.
O transporte feito por aplicativos puxou esse número para cima, já que a compra de automóveis para trabalho é considerada investimento e não consumo das famílias, como a compra de automóveis fora dessa categoria.
A atividade cresceu esse ano como complemento à renda de trabalhadores, embora a tendência seja estancar a compra de veículos em 2019.
Além do transporte de apps, outro fator que impulsionou o crescimento dos investimentos foi o fato de várias empresas aumentarem a frota de caminhões e ônibus.
Já a queda de investimento na construção foi resultado principalmente da redução de 2,4% da ocupação na construção, da queda real do crédito destinado ao setor e dos baixos gastos do governo com infraestrutura.
A taxa de investimento em relação ao PIB passou de 15% em 2017 para 15,8% em 2018.
https://ift.tt/2IIqoy8 https:https://ift.tt/2ThbPpi
Nenhum comentário:
Postar um comentário