O tribunal que julga os casos da Operação Lava Jato em segunda instância tem um novo presidente. O desembargador Victor Luiz dos Santos Laus assumiu o comando do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) nesta quinta-feira (27). Laus tem 56 anos, foi promotor de Justiça e desde 2002 atua como desembargador no Tribunal.
A cerimônia contou com as presenças do presidente em exercício Hamilton Mourão, do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de Santa Catarina, Carlos Moisés.
No discurso de posse, inspirado pelo Papa Francisco, Laus atentou ao grande volume de polêmicas que o país vive hoje e o congestionamento do Poder Judiciário. “O desrespeito à privacidade e o estimulo à polêmica sem fim devem ser deixados para trás, pois corroem os alicerces do bem estar da sociedade ao inspirar discursos de ódios e de secessão, ingredientes que nos dias atuais tem sido responsáveis, de um lado, pelo incremento da litigiosidade e, de outro, pelo congestionamento do poder judiciário.”
Ele foi um dos juízes que condenou o ex-presidente Lula em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá. No segundo semestre, a oitava turma do TRF4 vai analisar recurso do petista contra condenação a 12 anos e 11 meses em primeira instância no processo do sítio de Atibaia.
Na quarta-feira, a procuradoria Regional da República da 4ª Região pediu o aumento da pena da pena do ex-presidente. Ainda não há data para o julgamento.
*Com informações da repórter Victoria Abel
https://ift.tt/2FCqWBw https://ift.tt/2FQonw3
Nenhum comentário:
Postar um comentário