A ANEEL anunciou nesta sexta-feira (30) que manterá no mês de setembro a bandeira vermelha no primeiro patamar da conta de energia. Isso significa que as tarifas permanecerão mais altas.
Segundo a empresa, o valor continuará com taxa extra de R$ 4 para casa 100 quilowatts-horas consumidos. A bandeira vermelha já está em vigor desde agosto.
Apesar de setembro ser o último mês de inverno, ainda é uma época predominantemente seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional. A previsão hidrológica para o mês sinaliza permanência do quadro de estiagem, o que influencia diretamente o preço da energia.
O sistema de bandeiras tarifárias indica o custo real da energia gerada, possibilitando um consumo mais consciente por parte da população.
As bandeiras tarifárias entraram em vigor em 2015 e sinalizam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. Elas são dividias em verde, amarela e vermelha nos patamares um e dois, com variações nos valores das taxas.
A bandeira que vigorará em outubro será anunciada no dia 27 de setembro .
*Com informações da repórter Camila Yunes
https://ift.tt/32gqXUB https://ift.tt/2LbHH9N
Nenhum comentário:
Postar um comentário