O governo do mato grosso publicou decreto mantendo a restrição social, mas sem paralisar as atividades econômicas do estado.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26), por uma coletiva em videoconferência, pelo governador Mauro Mendes (DEM). Na quarta-feira, ele havia determinado calamidade pública na região.
O novo decreto revoga todos os anteriores e permite o funcionamento dos comércios desde que eles sigam as recomendações de prevenção ao coronavírus.
O governador disse que respeita a autonomia dos prefeitos do estado, mas pede fundamentação técnica e científica para justificar as paralisações em cada município. Segundo ele, além da vida, é preciso preservar as empresas e os empregos.
Mauro Mendes também afirmou que o novo decreto não foi motivado pelas recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com ele, é preciso buscar um equilíbrio entre o isolamento social e o econômico.
O Mato Grosso tem até agora 9 casos confirmados do novo coronavírus: 6 em cuiabá, 2 em várzea grande, e 1 em nova monte verde. Há ainda 326 casos suspeitos.
*Com informações do repórter Vinícius Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário