As companhias aéreas Azul, Passaredo e MAP ficaram com todos os slots (horários operados) que eram da Avianca Brasil no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) redistribuiu os horários de pousos e decolagens disponibilizando 12 para a MAP, 14 para a Passaredo e 15 à Azul, todos na pista principal do local.
Com isso, a Azul passará a ter 41 movimentos no aeroporto mais disputado do país. A Two, uma empresa que tem em sua frota 18 aeronaves, cada uma com capacidade para 9 passageiros, também tinha entrado na disputa pelos slots da Avianca, mas utilizará apenas a pista auxiliar do aeroporto.
Segundo a Anac, as empresas MAP e Passaredo “deverão comprovar, junto ao operador aeroportuário e ao órgão de controle do espaço aéreo, o atendimento de requisitos operacionais exigidos para operação no aeroporto.” Após as aprovações, as companhias já poderão ofertar vôos.
Por solicitações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do Ministério Público (MP), a fim de evitar uma concentração ainda maior do mercado, a Anac decidiu que não poderiam pleitear os horários da Avianca Brasil as empresas que operassem mais de 54 slots em Congonhas. Desta forma, Latam e Gol ficaram de fora do certame, uma vez que a primeira tem, atualmente, 236 slots e a segunda, 234.
*Com informações do repórter Daniel Lian
https://ift.tt/2GFOx4W https://ift.tt/2EvwMGa
Nenhum comentário:
Postar um comentário