Os uruguaios vão às urnas neste domingo (27), no que promete ser a eleição mais acirrada dos últimos 15 anos. Pesquisas de intenção de voto apontam que haverá segundo turno na disputa à Presidência do país.
O favorito nas pesquisas é o candidato governista, Daniel Martínez, da Frente Ampla, que tem entre 33 e 41% da preferência do eleitorado. Ele é engenheiro industrial e faz parte do grupo político do atual presidente, Tabaré Vázquez, e do ex-presidente José Mujica.
A coalizão de esquerda está no poder desde 2005. No comício de encerramento da campanha, na última quarta-feira (23), Martínez disse acreditar em um quarto mandato da Frente Ampla. “É com grande alegria que dizemos que o futuro, o sonho, de um novo governo da Frente Ampla é possível”, comemorou.
O principal opositor é o advogado Luis Alberto Lacalle Pou, do Partido Nacional, que é de centro-direita. Ele tem, segundo os últimos levantamentos, entre 22% e 27% das intenções de voto. Ao encerrar a campanha, Pou disse ter um relacionamento muito bom com os outros candidatos da oposição e que espera o apoio deles no segundo turno.
Essa é a segunda vez que Pou, que é filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle Herrera, disputa a presidência do Uruguai. Nas eleições de 2014, ele foi derrotado por Tabaré Vázquez.
Atualmente, o Uruguai enfrenta um momento de estagnação econômica. O desemprego no país é de quase 9%, e a inflação está em 7,76% ao ano.
*Com informações do repórter Afonso Marangoni
https://ift.tt/2oghOwX https://ift.tt/33ZLlu1
Nenhum comentário:
Postar um comentário