Uma novidade que se tornou rotina na vida dos fieis durante a quarentena foi acompanhar as missas virtuais do cardeal Arcebispo de São Paulo as 7 horas da manhã. Mas a partir de sábado, a Igreja Católica na capital paulista poderá retomar as atividades presenciais, seguindo um protocolo de retomada, aprovado pela prefeitura.
Os religiosos devem evitar aglomerações e respeitar o espaço mínimo de um metro e meio entre pessoas, além de oferecer álcool em gel na entrada e saída. Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo pede que as igrejas não deixem de transmitir as celebrações virtuais, para aqueles os doentes e do grupo de risco.
Para os frequentadores que são do grupo de risco, a Conferência Nacional dos Bispos sugere assistir às missas durante a semana, quando há um número menor de pessoas. Dom Odilo lembrou que compete a cada Diocese decidir sobre um protocolo de retomada de suas atividades, por orientação do bispo local.
Moradora do bairro da bela vista, Antônia Oliveira frequenta a igreja nossa senhora da Achiropita. A comerciante diz que sente falta de ficar mais próxima do marido, principalmente no domingo, dia da missa.
As atividades religiosas já estavam liberadas em todo o país. No entanto, elas devem seguir as orientações de precaução e distanciamento estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
* Com informações do repórter Victor Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário