O Governo de São Paulo criou um acordo para redução de emissão de poluentes que envolve empresas, prefeituras e associações do Estado. O objetivo é que todos assumam um compromissos para ações de sustentabilidade. O governador do Estado, João Doria, destacou a importância da participação de todos os atores da sociedade.
“Isso não se faz unilateralmente, não é só Estado que pode cumprir esse papel, não é só o setor privado e nem através de punições e ameaças, isso se faz com consciência ambiental, ecológica daqueles que integram o setor produtivo”, disse o governador.
O secretário de Relações Internacionais de São Paulo, Julio Serson, indica que é preciso levar a sério a redução da emissão de gases.
“Como país signatário do Acordo de Paris assumimos o compromisso de reduzir os índices de gases do efeito estufa”, disse. O secretário de infraestrutura e meio ambiente, Marcos Penido diz que os índices estão baixando devido ao trabalho de controle e fiscalização.
“Fizemos o inventário das emissões do Estado e comprovamos que eles estão caindo deste 2012 na proporção de 9% mostrando a responsabilidade e o trabalho que está sendo feito. Diminuímos em 28% as queimadas em relação ao ano passado”, garantiu.
O acordo conta com a assinatura de 55 empresas comprometidas com o envio de informações relativas ao balanço das emissões para que a Cetesb avalie e auxilie na elaboração de planos de mitigação. O secretário de agricultura, Gustavo Junqueira falou sobre a importância do engajamento da iniciativa privada.
“Uma importante inciativa de reconhecer os esforços financeiros do setor privado que é o protagonista da gestão do meio ambiente no Brasil e no mundo”, disse. A ação precede a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019, que ocorrerá em dezembro em Madri, na Espanha.
*Com reportagem de Daniel Lian
https://ift.tt/2swmgcQ https://ift.tt/2R0RnYe
Nenhum comentário:
Postar um comentário