O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou, nesta terça-feira (26), uma vistoria em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em mais de 200 municípios. O objetivo é, além de checar se os médicos estão comparecendo aos postos de trabalho, verificar a qualidade do atendimento recebida pelos pacientes.
O presidente do TCE, Antonio Roque Citadini, afirmou que os locais que não estiverem cumprindo suas obrigações serão multados. “Em muitas situações foram corrigidos erros de seis meses atrás, mas também tivemos novos erros, novas irregularidades. O importante é saber que o tribunal sempre, de surpresa – isso é um dado relevante – irá verificar como está o trabalho em uma área tão estratégica como essa. Nós queremos que a administração corrija o que está errado e erre menos mas, se isso persistir, vamos notificar, dar prazo para corrigirem e, se não o fizerem, vão sofrer as consequências: podem ser multados, ter contas rejeitadas e tudo mais”, explicou.
De acordo com o levantamento feito pelo tribunal, 30% dos equipamentos dos locais revistados estavam quebrados; 23% das salas de espera não tem ventilador ou iluminação; 11% dos medicamentos estavam com o prazo de validade vencido; 50% desses hospitais e postos não fazem o controle de qualidade da água e 12% dos médicos que deveriam estar trabalhando, não estavam.
*Com informações do repórter Victor Moraes
https://ift.tt/34l9EmR https://ift.tt/2XPScUY
Nenhum comentário:
Postar um comentário