Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, publicada na noite de quinta-feira (28) no site do jornal Folha de S.Paulo, mostra que 50% dos entrevistados considera a atuação do presidente Jair Bolsonaro na gestão da crise da Covid-19 como ruim ou péssima. Os dados mostram que 22% consideram regular e outros 27% aprovam a posição presidencial.
Cerca de 2.069 pessoas com mais de 18 anos foram ouvidas na pesquisa, feita por telefone na segunda e na terça-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais.
De acordo com o Datafolha, 33% das pessoas consideram o presidente “muito responsável” pelo avanço da pandemia no país. Pelo estudo, 20% avaliam Bolsonaro como “um pouco responsável”, 45% acreditam que ele não é responsável pelo avanço da doença e 3% não souberam responder.
Em contrapartida, o Datafolha aponta boas avaliações para as atuações dos governadores na crise sanitária. Segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados consideram as medidas adotadas como ótimas ou boas; 25% ruins ou péssimas; 24% regular e 1% não soube responder.
Além disso, a pesquisa também mostra que 58% das pessoas opinam que os governadores não são responsáveis pelo avanço do coronavírus. Cerca de 20% dizem que as autoridades são “um pouco responsável”, 19% “muito responsável” e 3% não avaliou a responsabilidade dos governantes.
Saúde
Os dados também mostram queda na aprovação do Ministério da Saúde. Em pesquisa anterior o índice chegava a 76% e, agora, reduziu para 45% de apoio. O Datafolha mostra que 21% das pessoas consideram a gestão da pasta durante a pandemia como ruim ou péssima e 32% como regular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário