domingo, 28 de julho de 2019

Impactos comerciais para empresas que não conseguem adotar a gestão de leads

Se as vantagens ainda não foram o suficiente para nos convencermos sobre a importância de utilizar a gestão de leads em uma estratégia comercial, então melhor abrir os olhos para os impactos que a empresa pode sofrer quando optamos por não adotar essa prática. Todos os dias é preciso inovar, recomeçar, melhorar e criar novas ideias e argumentos para levar até os leads aquela chance única de criar uma conexão com a solução ideal que ele procura.

Mas se há um vilão que podemos citar neste cenário é o controle comercial que, na verdade é, para muitas empresas, um grande herói na busca pelo sucesso. O primeiro passo para transformar essa lógica está em entender que processos e uma rotina comercial bem desenhada são a receita para construir uma atuação de sucesso com o time. Em um cenário ideal, o gestor deve sempre exercitar a flexibilidade dos seus colaboradores, tornando-os mais receptivos a mudanças que possam acontecer. A Followize, plataforma de gestão de leads e vendas, separou os principais impactos comerciais que as empresas podem sofrer por não adotarem a gestão de leads.

Baixa visibilidade do funil

Um dos principais motivos que levam as empresas a adotarem um sistema de gestão é melhorar a visibilidade sobre a sua operação comercial. Muitos times sequer mantêm um registro da posição dos seus negócios no funil de vendas, realizando o acompanhamento de maneira informal e, muitas vezes, pouco confiável. A construção de um processo comercial, em torno de um software de gestão, pode ser o primeiro passo para lidar com a questão. Porém, uma adoção irregular tem impacto profundo na qualidade da leitura do funil de vendas e na extração de conclusões a partir dos dados registrados nele.

Inconsistência nos processos

A rotina de um time comercial, às vezes, pode se tornar complexa, comportando diversos rituais e processos. No entanto, cada tarefa tem um propósito, por isso, é importante que o gestor de vendas certifique-se de que todos os colaboradores estão trabalhando de acordo com o combinado. Imagine que, depois da implantação da gestão de leads, parte dos colaboradores tenha abraçado completamente a ferramenta e seus processos e, enquanto isso, outra parte ainda resista, seguindo sua velha rotina e velhas tarefas.

Esse é um cenário extremamente problemático e que pode colapsar qualquer operação de vendas, gerando um sentimento de ingerência e desordem. É preciso que exista apenas um processo e que seja seguido por todos.

Perda de informações

O uso de um sistema de gestão de leads permite que o seu time comercial seja capaz de registrar um número maior de informações, compilando dados que podem ajudar na construção de um forecasting de vendas cada vez mais confiável. Naturalmente, se apenas parte dos colaboradores utiliza a ferramenta, é fácil presumir que muita informação útil acabe se perdendo.

Desempenho inadequado

Um dos principais objetivos por trás da adoção da gestão de leads é melhorar a eficiência do time de vendas, ajudando os vendedores a otimizarem seus esforços e venderem mais. Se parte dos seus colaboradores utiliza corretamente a ferramenta, e parte não, é provável que os primeiros passem a despontar, obtendo resultados melhores. Em um cenário ainda mais problemático, a inconsistência de processos e o desalinhamento do time podem acabar prejudicando o desempenho da operação como um todo, frustrando aqueles que adotaram a gestão de leads e, supostamente, validando os receios de quem resistiu à adoção. Uma boa gestão de leads influencia a operação comercial de ponta a ponta. Por isso, qualquer inconsistência na sua adoção pode exercer um grande impacto no trabalho dos vendedores e dos gestores da área.

Sobre a Followize

Criada em 2014 pelos fundadores e irmãos Anderson e André Gil, a startup de tecnologia desenvolveu um software de gestão de leads que permite ao usuário simplificar e padronizar o processo de atendimento e vendas, além de permitir analisar o retorno das ações de marketing. A solução permite ainda agendamentos e automação de vendas, bem como o acompanhamento de resultados por meio de relatórios detalhados por equipes e recursos. Considerado um sistema SaaS, a plataforma possui atualmente cerca de 4000 usuários ativos em empresas dos setores automotivo, saúde & bem-estar, educacional, imobiliário e de serviços.

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