terça-feira, 30 de julho de 2019

Trump faz terceiro ataque a ativistas negros em três semanas: ‘Al Sharpton odeia brancos e policiais’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se envolveu em mais uma polêmica nas redes sociais. Dessa vez foi com o reverendo e ativista negro de Direitos Civis, Al Sharpton.

Tudo começou quando Trump publicou um tweet criticando o representante do 7º Distrito Congressional de Maryland, o democrata Elijah Cummings, que também é o presidente do Comitê de Supervisão da Câmara e costuma fazer críticas ao presidente.

No último sábado (27), Trump acusou Cummings de agir como um bully, gritando e criticando as condições da fronteira sul dos Estados Unidos, quando o distrito dele, na cidade de Baltimore, está em uma situação muito pior e é muito mais perigosa.

Trump também disse que o distrito de Cummings é nojento e infestado de ratos.

Na segunda-feira (29), o reverendo e ativista negro de Direitos Civis, Al Sharpton, foi até Baltimore, que é uma das cidades com maior porcentagem de população negra nos Estados Unidos. Ele deu uma entrevista coletiva e disse que Trump é um homem imaturo que ataca a todos e não aguenta críticas.

O ativista também falou que, apesar disso, o presidente dos Estados Unidos prefere dirigir suas críticas aos adversários negros, acusando Trump indiretamente de racismo.

Porém, os dois personagens se conhecem há muito tempo e são famosos em Nova York com uma relação que varia entre o ódio e a amizade, conforme a conveniência.

Al Sharpton publicou no Twitter uma foto de 2006 em que aparece ao lado de Donald Trump, o cantor James Brown e o ativista político Jesse Jackson.

Sharpton escreveu na legenda: “Trump dizendo a James Brown e Jesse Jackson porque respeita o meu trabalho. Outro clima agora.” Já Trump publicou uma foto de Sharpton e escreveu: “Faz 25 anos que eu conheço Al. Já fui a lutas com ele e sempre nos demos bem, ele me pedia vários favores. Al é um vigarista e encrenqueiro que sempre procura levar vantagem. Ele odeia brancos e policiais.”

O reverendo respondeu dizendo: “Trump me acusa de ser encrenqueiro e vigarista. Eu arrumo encrencas mesmo, para quem é intolerante. Se ele realmente me achasse um vigarista iria me querer no gabinete dele.”

Donald Trump aproveitou a troca de farpas para mencionar as eleições de 2020, em que espera conseguir seu segundo mandato como presidente.

*Com informações da repórter Mariana Janjácomo

https://ift.tt/2ym070s https://ift.tt/2LSjtSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário