terça-feira, 26 de novembro de 2019

Brasil e EUA iniciam trâmites para ingresso imigratório automatizado

O Brasil e os Estados Unidos deram o primeiro passo para a participação brasileira no Global Entry. O programa tem o objetivo de facilitar e automatizar o processo de entrada de viajantes brasileiros pré-aprovados e considerados de baixo risco pelo Governo americano.

O anúncio foi feito durante o Fórum de CEOs Brasil-Estados Unidos, em Washington, que contou com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com a Casa Civil, um teste do Global Entry será feito com um grupo de até vinte executivos.

Essa fase experimental vai verificar as necessidades técnicas e operacionais para o lançamento de uma etapa piloto e depois para a execução plena do programa. Concluído esse processo, a participação estará aberta a qualquer brasileiro que tenha interesse em se inscrever.

O Global Entry não substitui a exigência do visto, mas agiliza a liberação na imigração norte-americana. Em nota, a Casa Civil afirmou que outros onze países também participam do programa, entre eles Argentina, Colômbia e México.

O interesse brasileiro no Global Entry é antigo, assim como o fim da exigência de visto para turistas brasileiros nos Estados Unidos – algo ainda sem previsão para acontecer.

Este ano, o Brasil acabou com a exigência de vistos de turistas e negócios para norte-americanos, japoneses, canadenses e australianos, sem a garantia de reciprocidade.

Segundo os ministérios da Economia e das Relações Exteriores, quando estiver em plena execução, o Global Entry vai estimular a realização de negócios entre Brasil e Estados Unidos.

O Itamaraty ainda não especificou a data de implementação efetiva do programa.

*Com informações da repórter Letícia Santini

https://ift.tt/35xMc62 https://ift.tt/2qPHuSv

Nenhum comentário:

Postar um comentário