segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Milhares de manifestantes voltam às ruas em Hong Kong

Milhares de pessoas tomaram as ruas de Hong Kong neste domingo (1) com três passeatas previamente autorizadas pelas autoridades. A cidade voltou a ficar agitada uma semana depois de os candidatos pró-democracia vencerem as eleições locais.

A maior das marchas começou de forma pacífica no distrito de Tsim Sha Tsui. Manifestantes carregavam faixas com frases como “Nunca se esqueça por que começou”.

Horas depois, houve confrontos e atos de violência e vandalismo em algumas áreas. Segundo o jornal South China Morning Post, ao menos três pessoas foram presas.

Famílias com crianças saíram às ruas para protestar contra o uso de mais de 10 mil cargas de gás lacrimogêneo pela polícia nos últimos meses. Um grupo de manifestantes seguiu para o consulado dos Estados Unidos, para agradecer o apoio de Washington à mobilização.

Hong Kong vive distúrbios sociais desde o início de junho, quando milhões de pessoas foram às ruas contra a lei de extradição.

Se aprovada, ela permitirá às autoridades extraditar pessoas não apenas para a China continental e Taiwan, mas para qualquer país com o qual ainda não tenham um acordo.

Parte da população pede, também, a renúncia da chefe do governo, Carrie Lam.

*Com informações da repórter Livia Fernanda

https://ift.tt/2rPXaVN https://ift.tt/2PgVFID

Nenhum comentário:

Postar um comentário