O governo do estado de Santa Catarina anunciou nesta quinta-feira (25) um plano de retomada gradual da economia em meio a crise provocada pelo novo coronavírus.
De acordo com o governo, a retomada das atividades econômicas no estado incluirá a abertura de agências bancárias, além da retomada parcial das atividades em shoppings, academias, bares e restaurantes.
“Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito” já terão autorização para abrir na próxima segunda-feira, dia 30, de acordo com o plano do governo.
Atividades do “setor hoteleiro, da construção civil, de prestação de serviço e de distribuição e depósitos” estão autorizados a funcionar com 50% de sua capacidade a partir do dia 1º de abril.
Os estabelecimentos que poderão voltar a funcionar, previstos no plano de ação do governo, deverão respeitar as regras de higiene e distância mínima de 1,5 m de uma pessoa a outra.
Ficam priorizados o afastamento de “empregados pertencentes ao grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos e gestantes” sem prejuízo ao salário.
O governo catarinense também liberou totalmente, a partir de 1º de abril, “os serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais”.
“Reafirmamos e reforçamos o pedido de atenção e proteção máximas aos nossos idosos e a população mais vulnerável. Se puder, fique em casa”, diz o governo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o estado de Santa Catarina tem 122 casos da Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário