Alexandre Ramagem é o novo diretor-geral da Polícia Federal. Ele foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o posto deixado por Maurício Valeixo – que acabou culminando no pedido de demissão do então ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28).
Ramagem é delegado da PF desde 2005. Com 47 anos, ele ganhou a confiança de Bolsonaro ao coordenar a segurança pessoal do agora presidente da república durante a campanha de 2018. Ramagem chegou a ser nomeado superintendente da Polícia Federal no Ceará em 2019, mas nunca assumiu o cargo.
Isso porque assumiu a direção-geral da Agência Brasileira de Inteligência em julho do ano passado, a convite do então ministro Santos Cruz. Na ocasião, o delegado da Polícia Federal passou por sabatina no Senado antes de ter o nome aprovado por 64 votos a 3.
Aos senadores, Alexandre Ramagem disse que o papel da Abin é municiar o presidente de informações seguras para futuras decisões.
Em 2017, Ramagem integrou a força tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Ele também participou na coordenação de grandes eventos no país, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário