Um grupo de 339 brasileiros que estavam presos na Europa chegou ao Brasil, em um voo fretado que partiu de Madrid, na Espanha, no domingo (26). Eles tinham viajado a turismo e não conseguiram voltar por causa da pandemia do coronavírus.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, dessas pessoas, dez estavam na Suíça, 31 nas ilhas Baleares e Canárias, e o restante na Espanha continental.
O jornalista e empresário Roberto Souza foi um dos repatriados, depois de ficar sete dias a mais do que havia planejado numa visita à filha, que mora em Valência. Ele chegou à Europa em treze de março, um dia antes de o governo espanhol decretar a quarentena no país e conta que sentiu medo e preocupação quando soube da notícia.
Não é para menos; a Espanha é o terceiro país mais afetado no mundo pela covid-19, com mais de 23 mil mortes causadas pela doença.
Roberto Souza diz que soube por acaso, por meio de um amigo, na quarta-feira da semana passada, do voo que partiria no sábado (25) para o Brasil. O jornalista enviou os documentos, aguardou por uma vaga e embarcou, com um aperto no coração por deixar a filha.
Ele conta que mandou e-mails e ligou diversas vezes para Embaixada do Brasil em Madrid, sempre sem sucesso. De acordo com Roberto muitos dos compatriotas que estavam voltando como ele, passavam necessidades.
Segundo o consulado do Brasil em Madri, cerca de 350 brasileiros ainda aguardam para ser repatriados.
*Com informações da repórter Nicole Fusco
Nenhum comentário:
Postar um comentário