Na nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus, bares e restaurantes se adaptam ao delivery durante a quarentena. Com as portas fechadas, os estabelecimentos tiveram que agir rápido, mudar a logística e usar da criatividade.
Redução de funcionários, cardápios alterados e reforço nas regras de higiene. Essa é a nova rotina de quem mantém o funcionamento pelo serviço de entrega.
Proprietário de um restaurante na região do Grande ABC, Rodrigo lamenta a queda no faturamento: hoje de 70% a 80%. Apesar de ter se planejado com antecedência, a mudança de perfil dos clientes ainda é um desafio:
Antônio também está se adaptando aos novos tempos, mas não é fácil. Dono de restaurante , ele deu férias a todos os funcionários e ficou apenas com um cozinheiro para atender o delivery. Ele não tinha o serviço antes da quarentena.
O estabelecimento, que recebia 150 pessoas, em média, por dia, agora convive com uma longa espera até ser chamado pelos aplicativos. Ainda assim, antônio não perde a esperança e tem reforçado os cuidados com a higiene.
A Associação de Bares e Restaurantes ainda espera por medidas e concessões mais firmes do governo federal para salvar o setor da crise. Em nota, a entidade também pede aos empresários que mantenham a energia para lutar pela redução de custos dos estabelecimentos e mantê-los preparados para dias melhores.
*Com informações do repórter Vinícius Moura
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