sábado, 28 de setembro de 2019

Cada vez mais ativos, idosos buscam inclusão digital

De uns tempos pra cá, os idosos estão cada vez mais interessados em aprender a mexer nos celulares. Por isso está cada vez mais comum encontrar workshops gratuitos oferecidos pelas operadoras destinados a esse público.

O objetivo é ensinar esse público 60+ desde os conceitos básicos de smartphones até o uso de redes sociais, aplicativos, edições de foto e vídeo.

Por exemplo a dona Maria Estela, de 69 anos. Ela queria tirar uma foto, editar e mandar pra filha. Já a Maria Clara tem 61. Essa é a primeira vez que ela tem contato com o mundo virtual. “Eu achei ótimo, eu mal sabia tirar uma foto. Agora aprendi a tirar sozinha.”

É claro que é sempre bom que os idosos participem de workshops, mas darei o exemplo da minha avó, dona Marília, que aprendeu tudo sozinha. O meu primo Otávio, mais novo, passou algumas coisas para ela.

“Olha, eu tinha um celular que fazia apenas o básico. Quando eu ganhei esse celular melhor, eu vi meus filhos mexendo e fiquei com vontade. Meu neto, que na época morava comigo, acabou me ajudando”, explicou Marília.

No dia a dia, ela aprendeu a usar os aplicativos de banco, procurar endereços e marcar consultas médicas. “Eu uso o celular para tudo”, completa. Ela também sabe chamar aplicativos de transporte e segue toda a família nas redes sociais.

Em cinco anos, o número de pessoas com mais de 60 anos, no Brasil, que usam smartphones saltou de 25 milhões para 30 milhões.

Sobre o workshop, os interessados podem se inscrever na própria loja ou no site da Vivo.

*Com informações do repórter Victor Moraes

https://ift.tt/2oaie7O https://ift.tt/2m09AYU

Nenhum comentário:

Postar um comentário